Economia

IDEIAS | Negócios movidos pela paixão

O futebol é a grande paixão nacional. Entretanto, o que para muitos pode parecer apenas um clichê, para outros está se tornando uma oportunidade de empreender e conquistar a liberdade financeira. Muitos empresários mineiros estão utilizando o amor pelo time como inspiração para investir no próprio negócio e lucrar fora dos campos. As lojas de produtos personalizados de clubes de futebol, por exemplo, são mercados em franco crescimento, movidos pela paixão. O futebol também é identidade. Uma das principais formas de ser reconhecido como torcedor é, literalmente, vestir a camisa do time, afinal, a roupa é uma forma de expressão e atua diretamente na construção da personalidade. A relação com o escudo e as cores do time é intensa. Andar pelas ruas ostentando a camisa do América, Atlético ou Cruzeiro, por exemplo, faz parte da essência e do cotidiano do mineiro. A camisa do clube é uma extensão do torcedor, por isso, muitos não medem esforços e nem gastos para terem uma coleção delas. Eles acreditam que não basta apenas assistirem aos jogos. Fazem questão de evidenciarem a paixão, vestirem as cores, irem ao estádio para apoiar, sofrer, comemorar as vitórias e aprender com as derrotas. Contudo, o futebol como negócio vai além. Ele é também uma forma de investimento em algo que dá prazer e, que antes, talvez fosse apenas um hobby. A “Loja É Gol”, especializada em produtos esportivos nasceu assim, aproveitando as experiências de um torcedor e consumidor assíduo de produtos oficiais, aliadas à paixão pelo futebol. Criar um negócio a partir de uma paixão tem ainda outros diferenciais importantes para o sucesso empresarial. Os proprietários costumam ser mais dedicados e apresentam maior capacidade autocrítica e percepção de mercado, afinal, eles são consumidores dos produtos que comercializam e sabem exatamente o que o seu público procura. Inclusive, a “Loja É Gol” criou um espaço propício para aliar duas grandes paixões dos fãs de futebol, oferecendo um ambiente exclusivo e aconchegante para os clientes jogarem Fifa, principal game de futebol do mundo. Em países europeus, os grandes clubes de futebol já faturam há muito tempo utilizando suas marcas para vender diversos tipos de produtos. No Brasil, o movimento é mais atual. O principal ponto para obter sucesso nesse mercado é enxergar o torcedor também como um consumidor, propiciando uma grande diversidade de opções ligadas ao time. Copos, canecas, chaveiros e quadros, por exemplo, são produtos que todo fã gosta de colecionar. Por isso, é lucrativo investir nessa paixão. Ser torcedor é uma experiência que, na maioria das vezes, é estimulada pela família. A paixão pelo futebol e pelo time vem de berço. O pai presenteia o filho e, depois, vê o neto compartilhando o mesmo amor pelo clube. As lojas de produtos esportivos estão atentas a essa tradição e investem cada vez mais nas linhas bebê e infantil. É uma forma de estimular a venda de roupas, acessórios e utensílios entre os torcedores de todas as idades. Quer seja para comprar para si mesmo ou para presentear amigos e companheiros de estádio, nenhum fanático despreza um adereço estampado com as cores e o escudo de seu clube. Transformar essa paixão em negócio foi um verdadeiro golaço. *Fundador da Loja É Gol

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas