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GrandVision inaugura loja e prepara novas unidades em BH

Considerado o maior grupo varejista ótico do mundo, a GrandVision, marca de origem holandesa que no Brasil leva também o selo da Fotótica, acaba de chegar a Belo Horizonte. Além da unidade recém-inaugurada, a marca pretende abrir mais duas lojas na Capital nos próximos 12 meses. Aderindo ao modelo de franquia há dois anos, o investimento para a abertura da unidade no BH Shopping foi em torno de R$ 400 mil, com prazo de retorno de mais ou menos três anos para o franqueado. A expectativa é que a nova loja ajude a ampliar o faturamento da marca no Brasil. No mundo, o faturamento do grupo é de cerca de R$ 15 bilhões. “Esperamos que esta seja a primeira de muitas lojas em Minas. Mas a ideia é abrir uma unidade por vez. Percebemos que em BH, com certeza, cabe mais lojas, pois há aqui um grande potencial de expansão, um mercado consolidado, robusto e com uma base de consumo muito forte. E o BH Shopping é um dos principais shoppings do Brasil, acredito que será uma boa praça de vendas, com potencial de ser uma das principais de nossas lojas franqueadas no Brasil”, comenta o CEO da GrandVision by Fotótica, Murilo Piotrovski. A decisão de implantar o modelo de franquias está diretamente ligada aos planos de expansão da marca no Brasil. Atualmente, são 45 lojas próprias e 47 franquias em São Paulo, Rio, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Alagoas e, agora, Minas. O objetivo é chegar a 100 franquias até 2019. No mundo, são 7 mil lojas distribuídas pela Europa, Ásia e América Latina, e cerca de 1.100 delas já são franquias. “No Brasil, a GrandVision entrou no mercado na década passada e adquiriu a Fotótica e mais duas redes no Nordeste, consolidando todas elas na GrandVision by Fotótica. Começamos com lojas próprias, mas depois percebemos o entendimento do mercado local. Em um país com uma dimensão de 27 estados (considerando o Distrito Federal), as operações em lojas próprias acabam sendo difíceis de gerir, e no modelo de franquias, minimizamos isso e geramos um potencial maior de expansão”, explica Piotrovski. A loja de BH emprega seis pessoas e no Brasil, a rede conta com 530 colaboradores. Além de trabalhar com 25 grifes nacionais e internacionais que abrangem nomes como Ray-Ban, Prada, Carrera, Gucci e Lacoste, a marca também investe em grifes exclusivas. Ao todo, são 23, incluindo nomes como Solaris, Unofficial e Heritage. Atualmente, 90% das vendas da marca são de lentes próprias. Com isso, apesar de serem fabricadas pelos principais fornecedores do mundo no setor, os produtos têm preços mais acessíveis e qualidade equivalente às demais. Para se ter uma ideia, o preço de entrada nas lojas é de R$ 99. Diferenciais – Junto com a GrandVision, BH ganha também um espaço dedicado à contatologia, voltado à adaptação de lentes de contato, onde é possível testar as lentes e receber orientações. Outra novidade que deve chegar à loja da Capital em breve é uma sala de audiometria, responsável pela adaptação e venda de aparelhos auditivos amparados por uma fonoaudióloga. Em outros países, as lojas contam ainda com a optometria, que significa que na própria loja o cliente pode ter a prescrição de seu grau sem precisar ir a um oftalmologista previamente. No Brasil, por conta da legislação, isso ainda não é possível, mas as unidades disponibilizam a garantia de se refazer as lentes, caso não estejam adequadas. Além disso, o formato de exposição dos produtos também é diferenciado, uma espécie de self service com consultoria. “Nas lojas, você pode experimentar os produtos de forma autônoma, diferente de uma ótica tradicional onde você precisa pedir para que o vendedor forneça o acesso ao produto. Este mesmo conceito é aplicado nas unidades da GrandVision do mundo todo, onde você também tem todos os serviços de garantia. Por exemplo, se você precisar fazer o ajuste de um óculos comprado no Brasil e estiver na Itália, você poderá fazer isso em alguma unidade de Milão”, explica o CEO da marca, Murilo Piotrovski. Aterrissagem em BH – “A capital mineira sempre esteve nos nossos planos e é considerada uma praça importante, mas demoramos a chegar aqui por questão de oportunidades. Para abrirmos lojas priorizamos o ponto, que tem que ser muito bem selecionado, e o potencial franqueado, que tem que ter um perfil diferenciado. Não há uma pressão da GrandVision por quantidade e sim, por qualidade. Por isso, trabalhamos primeiro para conseguir encontrar estes dois quesitos e, só então, abrir uma loja”, conta Piotrovski. Em Belo Horizonte, a GrandVision by Fotótica está localizada no 1º piso do BH Shopping em um espaço de 63m².

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