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OLX lança plataforma para a venda de veículos

São Paulo – O site de classificados OLX lançou ontem uma plataforma de venda de veículos voltada para lojistas, numa estratégia para dar mais visibilidade à sua principal categoria de produto, no momento em que o mercado brasileiro de carros mostra crescimento após anos de queda. A companhia, controlada em partes iguais pela sul-africana Naspers e a norueguesa Schibsted, lançou o Autoshift, reunindo anúncios de 260 mil carros disponíveis em 11.500 lojistas do País. Apesar de expressivo, o volume representa uma fração dos 5,3 milhões de carros usados vendidos no País no primeiro semestre, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). “Queremos fidelizar os clientes e conquistar mais profissionais (vendedores de carros)”, disse a diretora da categoria veículos da OLX Brasil, Giselle Tachinardi, “Cerca de metade dos lojistas do País ainda não está na Internet, são pequenos empresários, pequenas locadoras”, acrescentou a executiva. A plataforma tem 21 milhões de usuários ativos por mês. A OLX afirma ter a maior audiência do Brasil entre sites de venda de veículos, com 69 de penetração no mercado automotivo, vendendo cinco carros por minuto. A companhia, que compete como sites como Webmotors, do Santander Brasil, iniciou operações no Brasil em 2010 e na venda de veículos há três anos. “Estamos olhando a retomada do mercado de (veículos) novos, depois de quatro anos de queda…Os lojistas demandavam mais vitrine virtual…Nos últimos cinco anos, a média de visitas em concessionárias antes da decisão de compra era de cinco e, hoje, está em 1,2 visita. Os consumidores estão tomando decisão de compra on-line”, disse Giselle. De janeiro a julho, as vendas de veículos novos no Brasil cresceram 13% sobre um ano antes, para 1,68 milhão de unidades, de acordo com Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A executiva comentou que os veículos anunciados no Autoshift também estarão disponíveis na OLX A empresa, que cobra de lojistas pela inserção dos anúncios de mais de um carro por mês, não vai cobrar pelos anúncios na nova plataforma. Em 2017, a OLX como um todo movimentou R$ 57,6 bilhões com a venda de 26,7 milhões de produtos, incluindo veículos e imóveis, alta de 10% sobre 2016. Tachinardi não comentou números específicos da operação de veículos, mas disse que a receita da unidade cresceu 240 por cento em 2017, ano em que a divisão registrou seu primeiro lucro líquido após ter iniciado a cobrança por anúncios de veículos. “Estamos olhando para frente. O mercado automotivo está muito próximo de ruptura de modelo. O próprio produto tem sido discutido com o advento de carros elétricos e compartilhados, por exemplo. Como consequência, existe esse movimento dos lojistas sobre como vender carro diante de um cliente que visita menos a concessionária”, disse a diretora da OLX.

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