Negócios

Diálogos de Negócios acontece no dia 27

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais promove no dia 27 mais uma edição do Diálogos de Negócios – série de palestras trimestrais – que debate temas pertinentes para empresários que têm interesse em fazer negócios com a Itália. O objetivo da entidade é facilitar o entendimento entre empresários mineiros e italianos no sentido de fomentar os negócios entre os territórios. O evento será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na região Centro-Sul, para associados da Câmara e convidados da Fiemg. Para essa edição, segundo o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais, Valentino Rizzioli, foram convidados o CEO da BH Airport, Adriano Pinho, e o chairman da Alitalia no Brasil, Carlos Antunes. “A Alitalia tem um plano de expansão para o Brasil e entendemos que é importante chamar a atenção da empresa para Minas Gerais. Queremos sensibilizar também o empresariado mineiro sobre essa questão. Então, é importante também a participação da BH Airport que vem fazendo um investimento muito forte e, às vezes, pouco compreendido pelos empresários que não utilizam o aeroporto em toda a sua potencialidade no transporte de cargas e também no de passageiros”, explica Rizzioli. O ambiente de negócios burocrático no Brasil é um dos maiores obstáculos na realização de negócios entre as partes e tema constantemente tratado nas reuniões. Ainda de acordo com Rizzioli, apesar dos laços históricos entre as duas nações, os italianos conhecem pouco o potencial econômico de Minas Gerais. Via de regra, os conhecimentos não vão além dos setores de mineração, siderurgia e automobilístico, especialmente por causa da unidade da Fiat instalada em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ainda nos anos de 1970. “É verdade que as relações entre Brasil e Itália são antigas e consolidadas e que os mineiros conhecem bem sobre a Itália, mas o contrário não acontece. Os empresários italianos não sabem dos potenciais da economia mineira. As duas economias poderiam se complementar de forma mais eficiente em campos tão distintos como tecnologia, agricultura e turismo. Na verdade, os italianos conhecem pouco o Brasil. Quando fazemos apresentações para investidores e empresários italianos mostrando o que acontece em Minas, é um espanto e logo depois missões empresariais são solicitadas”, analisa o presidente da Câmara.

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