Economia

Redes expandem a presença no mercado mineiro

Terceira economia da federação e com 853 municípios, Minas Gerais, além de sede de algumas das mais importantes franqueadoras do País, tem atraído o interesse de marcas dos mais diferentes segmentos. Ao longo dos quatro dias da 27ª edição da ABF Franchising Expo, que aconteceu em São Paulo nos últimos dias de junho, alguns dos 406 expositores presentes apresentaram planos focados no Estado. A Espetto Carioca é uma dessas marcas. Como no nome diz, a rede de bares sediada na capital fluminense chegou ao evento determinada a conseguir o segundo investidor das terras de Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa, já que existe uma unidade em Juiz de Fora (Zona da Mata). De acordo com o diretor-executivo da rede Espetto Carioca, Bruno Gorodicht, depois de cinco anos no mercado do franchising e com 33 unidades espalhadas no Rio de Janeiro e São Paulo, a hora é de investir sobre os mercados mineiro e paranaense. “Belo Horizonte é a capital dos bares e, por isso, um grande desafio. Nossas pesquisas mostram que o nosso nome tem aderência no mercado mineiro e que existe espaço para o nosso modelo de negócio. O Espetto Carioca prima pela qualidade da comida e a sua apresentação. Apesar do espeto tradicional ser um petisco popular, queremos mostrar que ele pode ser um verdadeiro prato”, explica Gorodicht. São quatro modelos de negócios, com investimento a partir de R$ 150 mil. Considerada uma das maiores redes de espetos do País, a marca possui em seu cardápio mais de 50 opções de espetos, que variam das carnes tradicionais, passando pelo corte premium, carnes exóticas, até os sabores vegetarianos e fritos. Enquanto se dedica ao mercado nacional, o empresário também aponta para a internacionalização da marca. Os Estados Unidos devem ser o primeiro destino fora do País da Espetto Carioca. “Participamos há dois anos do programa da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e desde então estudamos o mercado norte-americano. Já estive em missões de análise de mercado e temos uma pessoa lá que vai nos apoiar. Estamos com algumas frentes de atuação”, pontua o diretor-executivo da Espetto Carioca. Boa forma – Se, de um lado, as delícias da comida de boteco podem fazer os mineiros ganharem peso, de outro, a Siluets, garante a recuperação da boa forma com dois modelos de negócios: a Siluets Estética, rede de clínicas especializada em emagrecimento saudável, tratamentos estéticos e tratamentos médicos; e a OpenLaser, modelo de franquia especializada em depilação a laser, que traz o conceito de fast depil, aliado a um espaço que conta com a venda de produtos de uma linha exclusiva de dermocosméticos, também pertencente ao grupo. Após sete anos no mercado e cerca de 100 unidades, a marca se volta especialmente para os mercados mineiro e paranaense. De acordo com o CEO do grupo Siluets Franchising, Ignacio Ferreiro, são três unidades no Estado, sendo duas em Belo Horizonte (região da Pampulha e Centro-Sul) e uma em Governador Valadares (Vale do Rio Doce). “No fim do ano passado lançamos nossa loja-piloto da Open Laser para shopping centers. Atualmente são dez unidades no Rio de Janeiro e São Paulo. Acredito que possamos abrir dez unidades da Open em Minas nesse primeiro ciclo de expansão, sendo cinco na Capital, de um total de 30 no País”, destaca Ferreiro. O investimento inicial é de R$ 795 mil, com potencial de faturamento de R$ 195 mil e retorno previsto a partir de 18 meses.

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