Negócios

Lojas inovam na prestação de serviços

Há uma série de estratégias para se driblar a concorrência e sair na frente, segundo a analista do Sebrae, Simone Lopes. Não se trata de uma competição, mas sim de aprimorar e inovar cada vez mais os serviços e oferecer um leque maior de opções para o consumidor. Quem sai ganhando são os bichinhos. Simone Lopes relata que o ponto escolhido para as lojas podem ser atrativos para os moradores da respectiva região, porque já diminuem a distância percorrida e, consequentemente, o estresse dos animais ao mudar de ambiente. No entanto, é possível encontrar outras soluções para atrair também os clientes mais distantes. “A proximidade faz muita diferença, tanto em relação à localização dos clientes como o fluxo de pessoas que passam por ali. Mas caso não seja um ponto atrativo, o vendedor tem que encontrar alternativas, por exemplo, promoção de produtos, realização de eventos, feiras para atrair estes clientes, serviço de entrega de produtos e ração”, explica. Ela também revela que mostrar atenção com o consumidor e, principalmente, com o seu pet, é o segredo do sucesso. “O que eu vejo como uma tendência muito forte também é o relacionamento com o cliente. É o pet shop, por exemplo, que liga para saber se o animal está precisando de alguma coisa, que tem a data de nascimento do animal anotada e faz o contato oferecendo alguma promoção de aniversário, que faz o controle das vacinas e liga para o dono próximo a data da segunda dose. São atitudes que cativam o cliente, porque ele sente que o animal está sendo cuidado, protegido”, conta. Outras tendências do setor são a alimentação natural para cães e gatos e os serviços de day care, onde os donos levam os animais para passar o dia e receber atenção, atividades, cuidados. Além disso, casas de banho e tosa ou hotéis para cães que possibilitam ao dono ver em algum dispositivo como celular ou computador o seu animal sendo cuidado em tempo real, por meio de um sistema de monitoramento de câmeras, são bastante atrativas e os donos se sentem seguros. “Para se diferenciar, os estabelecimentos também podem estender o funcionamento ou atender em horários alternativos. Geralmente, o dono do bicho tem pouco tempo durante a semana e no fim de semana quer encontrar algum local aberto para levar o seu cão para tomar banho ou comprar um produto. Os locais que buscam e levam os cães para tosa e banho, por exemplo, também se colocam como diferenciados. Na verdade, tudo o que está relacionado a comodidade do cliente é uma tendência”, conclui. Dados – O Brasil é o segundo país do mundo em população de cachorros, gatos e aves, e o quarto país com maior número de animais de estimação. Ao todo, são 132,4 milhões de pets no país. Este mercado faturou R$ 20,3 bilhões no ano passado, sendo 68,6% deste montante no setor de alimentação. Os dados são do IBGE e da Abinpet.

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