Economia

Rede solidária da terceira idade

Rede solidária da terceira idade
Reprodução

Tilden Santiago*

Para mim, é uma satisfação voltar a escrever no DIÁRIO DO COMÉRCIO, onde trabalhei por mais de 20 anos e aprendi a fazer jornal. Às quartas-feiras, nossos leitores já vão se habituando com textos da conjuntura política e econômica, dada a experiência de 40 e tantos anos. Hoje, venho brindá-los com um conselho, vazado em um texto diferente, fruto do acompanhamento dos Conselhos Municipais de Contagem e do debate com o secretário Marcelo Lino, o subsecretário Ricardo Cidadão, o assessor Marcos Wellerson Pereira, conselheiros e funcionários na Casa dos Conselhos, na atual administração de Alex de Freitas. Essa mensagem leva informações para todos os leitores do DC e um apelo especial ao empresariado mineiro, na forma de conselho-sugestão, oferendo-lhe ocasião de beneficiar os cidadãos (ãs) da terceira idade, nem sempre da “melhor” (?), como se ouve por aí.

Você sabia que pode direcionar parte do seu Imposto de Renda às instituições, que atuam junto à pessoa idosa? Saiba quais são os benefícios que a sua doação implicará na vida dessas pessoas. Segundo pesquisa do IBGE, os idosos, com mais de 60 anos, somam 23,5 milhões dos brasileiros. Na comparação entre o ano de 2009 e 2011, o grupo aumentou 7,6%, o que representa mais de 1,8 milhão de pessoas. De acordo com os dados, em menos de 15 anos, a população idosa no Brasil será maior que a população de crianças até 14 anos. E em 2055 a participação de idosos na sociedade será maior que a de jovens até 29 anos. O Brasil inteiro vai passar por mudanças profundas!

Muitos desses idosos, quando se aposentam, além do ostracismo e do isolamento social, muitas vezes se sentem inúteis no seu núcleo familiar, o que ocasiona depressão e abre portas para doenças ocupacionais. Já as mulheres, quando envelhecem, muitas vezes sofrem da síndrome do ninho vazio, quando os filhos se casam e o lar passa a ser um espaço grande demais e as ocupações, que antes tomavam conta do seu dia a dia, não mais existem, ocorrendo também, muitas vezes, a depressão.

Você sabe, caro leitor, que envelhecer com qualidade exige convívio social e ter um propósito de vida, o que estimula a vontade de viver e dissipa o sentimento de inutilidade e de se sentir esquecido pela família. Esse é um sentimento que acomete várias pessoas idosas. Por isso, o convívio social na terceira idade, mais do que lidar com doenças crônicas, é fundamental para a qualidade de vida.

Portanto, é interessante a pessoa idosa frequentar um local, com o qual se identifique, seja um centro de convivência para a terceira idade ou uma OSC (Organização da Sociedade Civil), que tenha atividades para esse público. Essas ações são importantes porque promovem a socialização e integração, motivando a pessoa idosa a sair de casa, a ser mais ativo e participativo e, o mais importante, a fazer novas amizades, a ter um propósito na vida, a fazer planos de curto e médio prazos, impactando na ruptura do isolamento social.

Podemos exemplificar algumas oficinas, que trazem benefícios para pessoas idosas: a yoga auxilia na conquista da saúde do corpo, trabalha as articulações, o que beneficia o combate a doenças degenerativas; a oficina de ginástica combate o sedentarismo, trabalha a interação e a melhora física, emocional e mental, estimulando o sistema imunológico; as oficinas de pintura estimulam a criatividade, desenvolvem o foco e a atenção, fortalecem as interações sociais, além do que, a arte permite, ao ser humano, a liberação de seus sentimentos e emoções. Existem infinitas outras possibilidades de ações e atividades com a pessoa idosa, contribuindo para o seu envelhecimento ativo e saudável, reafirmando o protagonismo e autonomia da pessoa idosa.

Caro empresário, nosso leitor do DC, o Conselho Municipal do Idoso de Contagem – Comic convida você e sua empresa, a fazerem parte da ampliação dos programas e projetos, que nossas OSCs de Contagem podem ofertar às pessoas idosas. Para tanto, é necessário tão somente destinar parte do seu imposto de renda para as OSCs, que tenham seus projetos aprovados e avaliados pelo Conselho, possibilitando o fortalecimento das políticas públicas para a pessoa idosa. Haverá um impacto positivo na valorização da pessoa idosa, com inúmeras demandas inerentes ao processo de envelhecimento.

Esse escriba, desde já grato, acredita na sua sensibilidade, empresário mineiro, em participar efetivamente das diretrizes e políticas públicas do controle social, através dos Conselhos de Contagem. Para mais informações sobre projetos aprovados para Captação de Recursos no Conselho Municipal do Idoso de Contagem – Comic, o telefone é 3392-2813 e/ou pelo e-mail [email protected]

*Jornalista, embaixador e militante

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas