Curtas DC Mais | 20/02
Mudanças na Cultura
Na primeira semana em que assumiu formalmente as pastas de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o secretário Marcelo Landi Matte anunciou mudanças no modelo de cessão de ingressos dos equipamentos culturais do Estado. Segundo o secretário, não haverá mais reserva de convites para autoridades nos eventos culturais e os camarotes serão colocados à venda ou distribuídos de acordo com a conveniência dos produtores. O objetivo é aumentar a receita das instituições e torná-las mais sustentáveis economicamente. Matte afirmou que fará uma revisão de alguns contratos dos equipamentos estaduais da Cultura. O secretário disseque será analisado um novo modelo de captação de verbas, com o objetivo de viabilizar um maior número de projetos.
“Minas das Artes”
A exposição “Minas das Artes, Histórias Gerais”, foi renovada no fim do ano passado e segue aberta no Museu Mineiro, o mais importante dos sete museus estaduais, equipamento cultural integrante do Circuito Liberdade, administrado pela Superintendência de Museus e Artes Visuais. Peças nunca antes expostas ou que há muito estavam guardadas estão na mostras, como oratórios médios instalados na Sala das Colunas, da bandeira de triângulo verde dos Inconfidentes e das pinturas monumentais de Di Cavacanti e Caribé, expostos na Sala Minas Gerais: original e múltipla. O Museu Mineiro fica na avenida João Pinheiro 342, Funcionários. As visitações podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 12h às 19h. A entrada é gratuita.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
José Aparecido
Os 90 anos do nascimento de José Aparecido de Oliveira serão lembrados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em reunião especial do plenário, amanhã, às 20 horas. A homenagem foi solicitada pelos deputados Betinho Pinto Coelho (Solidariedade) e Raul Belém (PSC). Nascido em 17 de fevereiro de 1929, em Conceição do Mato Dentro, José Aparecido teve uma participação no cenário político e social do País e na luta pela redemocratização do Brasil, após o golpe de 1964 – que cassou seu mandato de deputado federal. Criador da Secretaria de Estado de Cultura no governo Tancredo Neves, o ex-ministro da Cultura foi jornalista, embaixador do Brasil em Portugal e exerceu vários cargos políticos, como coordenador de campanha e, depois, secretário do presidente Jânio Quadros.
Festival do Japão
Uma verdadeira imersão nas tradições, delicadeza, beleza, cultura e muita diversão aguardam os visitantes do 8º Festival do Japão em Minas, entre a próxima sexta-feira e domingo, no Expominas, em Belo Horizonte. É o maior evento do Estado sobre a cultura japonesa e vem sendo realizado na capital mineira desde 2012, com foco em propagar a cultura e possibilitar o intercâmbio cultural, social e econômico. O tema desta edição aborda a história do Japão feudal, seus castelos e samurais. A exposição “História do Japão Feudal, seus Castelos e Samurais” vai apresentar os três castelos que receberam o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, além dos tesouros nacionais e outros castelos famosos do Japão.
Prêmio Cori-MG
O Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (Cori-MG) vai lançar o 1º Prêmio Cori-MG de Jornalismo. O evento será realizado na próxima terça-feira, 26 de fevereiro, na Amadoria (rua Mucuri, 325, Floresta), às 19 horas. Na oportunidade, a secretária-geral do Cori-MG, Ana Cristina Maia, fará uma breve apresentação sobre a atuação dos cartórios de registro de imóveis. A palestra principal será realizada pelo arquiteto e urbanista Sergio Myssior, colunista da CBN, que falará sobre os desafios atuais das cidades e quais os direcionamentos dados para melhoria da qualidade de vida da população.
Ouça a rádio de Minas