Grupo Zema planeja transformar financeira em um banco digital

Depois de um 2018 de apostas em novos mercados, o Grupo Zema vive um 2019 de expansão das suas diferentes operações. Entre os negócios mais estratégicos para o grupo, lançado em agosto do ano passado, a financeira terá sua atuação estendida com a oferta dos serviços de empréstimo e financiamento a outros grupos de varejo.
Há a possibilidade, inclusive, de transformação do negócio em um banco digital, conforme explica o diretor-geral corporativo do grupo, Adilson Santos. Este ano também será dedicado para a expansão do departamento de moda em mais 50 lojas da rede varejista.
O executivo explica que o ano de 2019 será para colher e ampliar os resultados de um intenso trabalho realizado nos últimos dois anos na empresa. Segundo ele, os anos de 2015 e 2016 foram os mais difíceis para o grupo por causa da crise econômica, mas em 2017 a gestão se mobilizou para mudar de vez esse cenário.
“Fizemos ações para melhorar a produtividade, avaliamos as lojas deficitárias e trabalhamos para manter uma dívida menor. Tudo isso preparou a casa para um 2018 muito positivo, com 9% de crescimento no faturamento em relação a 2017”, afirma.
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Com o “dever de casa feito”, o grupo fez importantes apostas no ano passado, como a criação da loja financeira; do Zema Moda e do e-commerce da marca. Também foi em 2018 que o grupo vendeu sua rede de postos de combustível.
Para 2019, a expectativa é de expansão em todas as áreas de atuação do grupo. A loja financeira, por exemplo, deve ter um crescimento de 30% em sua carteira de clientes e de 10% no lucro líquido, segundo Santos. Isso será possível por meio da ampliação da oferta dos serviços da operação para além das lojas do Grupo Zema.
“Hoje, a financeira funciona como um serviço agregado ao varejo e oferece empréstimo e financiamento aos clientes do grupo. Nossa intenção é dar mais independência a essa operação. Para isso já estamos investindo em tecnologia, que nos possibilita atender clientes em qualquer lugar do Brasil, e realizando testes com cerca de cinco grupos varejistas que estão utilizando os serviços da financeira”, explica.
O diretor-geral se diz bastante otimista em relação a essa operação, destacando que ela tem potencial para se tornar um banco digital.
“Sabemos que o segmento bancário está passando por uma grande transformação e que até o cartão de plástico deve ser substituído por operações on-line. Estamos atentos a isso, estudando esse mercado porque vemos muito potencial nele”, avisa.
Outra frente de atuação do Grupo Zema que deve avançar este ano é o Zema Moda, departamento de produtos ligado à moda criado no ano passado e inserido nas lojas de eletromóveis da rede. De acordo com Santos, o departamento foi incluído em 76 lojas em 2018 e, neste ano, outras 50 devem receber o Zema Moda.
“No interior os clientes têm mais dificuldade de oferta de produtos e de boas condições de pagamento. Se já estamos nessas cidades com a nossa estrutura para eletrodomésticos e móveis, incluir moda é uma proposta simples, mas de grande valor. É claro que isso não é invenção nossa, mas nós copiamos o que é bom”, afirma.
O diretor-geral ainda destaca os investimentos no fortalecimento do e-commerce, que devem girar em torno de R$ 1 milhão neste ano, além da expansão da operação de veículos com a compra de uma concessionária Honda em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. Para o varejo, a expectativa é de crescimento de 12% no faturamento em relação a 2017.
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