Variedades

CURTAS DC MAIS | 07/05

Cultura popular

O fotógrafo Walter Firmo abre hoje, com bate-papo às 19 horas, grande exposição de fotografias no Memorial Minas Gerais Vale, intitulada: “O Brasil que merece o Brasil”. São 93 fotos realizadas entre a década de 1960 e 2017, fazendo um impressionante panorama da cultura popular de diversas regiões, exaltando o papel do negro na criação e preservação de nosso patrimônio cultural. A mostra inclui retratos clássicos de grandes figuras brasileiras, como Pixinguinha, Cartola, Pelé, Clementina de Jesus e Arthur Bispo do Rosário, assim como registros de anônimos, que o fotógrafo nos faz parecerem familiares. O bate-papo acontecerá no auditório, com retirada de senhas uma hora antes do evento e entrada gratuita, sujeita a lotação. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias.

“Cidades Criativas”

Em 2004, a Unesco criou a rede mundial de “Cidades Criativas” com o objetivo de promover a cooperação internacional fomentando o desenvolvimento sustentável. Este ano, três cidades mineiras disputam o título. Pensando nisso, a Rede Minas lança a campanha “Rede Minas em apoio às cidades que concorrem a rede Cidades Criativas da Unesco”. Durante todo o mês de maio, a emissora exibe uma programação especial para mostrar as riquezas e potencialidades avaliadas em sete categorias. Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, concorre pela música; Cataguases, na Zona da Mata, pelo cinema; e Belo Horizonte disputa o título pela gastronomia. Hoje, às 11 horas é a vez do Brasil das Gerais com o tema “BH, polo da gastronomia”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Lacan na Academia”

Amanhã, às 19h30, a Academia Mineira de Letras realiza, em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais (EBP-MG), o primeiro encontro de 2019 do programa “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura”, que tem como objetivo abordar interseções entre a literatura e a psicanálise. Com o tema “Ódio: uma paixão cega”, a sessão conta com a presença do escritor e jornalista Michel Laub que aborda seu livro “O tribunal da quinta-feira”, a partir de questões que serão sugeridas pelos psicanalistas Ana Lydia Santiago e Henri Kaufmanner. O endereço da Academia Mineira de Letras é rua da Bahia, 1.466, Lourdes.

Luta antimanicomial

A 2ª edição da mostra “Nos Porões da Loucura”, será realizada entre os dias 10 de maio e 2 de junho, no Teatro Marília. A programação conta com a realização de debates, apresentações teatrais (incluindo mostra de monólogos femininos sobre a loucura), exibição de filmes, oficinas, exposição fotográfica e temporada do espetáculo que dá nome à mostra. A proposta é convidar o público a refletir a respeito da arte, da loucura, sobre a importância da luta antimanicomial e dos avanços nos tratamentos. Desde a sua estreia, em maio de 2016, o espetáculo “Nos Porões da Loucura”, baseado na obra homônima de Hiram Firmino, já foi assistido por milhares de pessoas.

Campeonato de Matemática

O 1º Campeonato Estadual de Matemática (CEM), promovido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) e originalmente destinado apenas aos estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi estendido a todas as escolas públicas de Minas Gerais. O novo edital do CEM promete aos vencedores uma viagem à Nasa, nos Estados Unidos. O CEM tem apoio da Secretaria de Educação do Estado e é uma das atividades do Movimento EcoDom, uma parceria da Emge com a Escola Superior Dom Helder Câmara para promover ações educacionais e de sustentabilidade. As escolas precisam se inscrever no CEM até o próximo 15 para participar pelo portal http://ecossocioambiental.org.br/ecos

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas