Expocachaça já movimentou mais de R$ 400 mi

A 29ª edição da Expocachaça, maior e mais importante feira da cachaça do País, será realizada de 6 a 9 de junho, de quinta a domingo, no Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova (Expominas), na região Oeste de Belo Horizonte. O tradicional evento chega em 2019 como uma vitrine de mais de 21 anos de tradição para toda a cadeia produtiva e de valor da cachaça.
Produtores de Minas Gerais e de outros 20 estados apresentam diversas marcas da bebida para comercialização. Além dos cerca de 200 expositores, a feira terá apresentações musicais durante os quatro dias de evento. A expectativa da organização é receber 60 mil visitantes e movimentar R$ 55 milhões em negócios.
Desde a sua criação, em 1998, a Expocachaça já movimentou mais de R$ 400 milhões em negócios na feira e na pós-feira. Para o presidente e fundador da Expocachaça, José Lúcio Mendes, o evento traz visibilidade para a bebida, que é patrimônio cultural de Minas Gerais.
“Além da cachaça, nós temos no evento toda a cadeia produtiva com equipamentos, insumos e serviços. A feira é o retrato do desenvolvimento do setor ao longo dos anos, de como o setor está se organizando. Todas as bebidas destiladas no mercado mundial já tiveram o seu boom. Hoje, elas não possuem condições de ocupar mais espaço de mercado, elas estão mantendo ou perdendo espaço. A única bebida que tem condições de conquistar espaços importantes no mercado internacional é a cachaça”, frisa José Lúcio Mendes.
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A cachaça movimenta R$ 7,5 bilhões por ano no País, incluindo a cadeia produtiva como um todo, sendo que R$ 1,7 bilhão são da produção mineira. Entre os destilados consumidos no Brasil, ela representa 87% dos produtos comercializados e consumidos no País.
“A cachaça é motivo de orgulho para os produtores. Hoje, eles produzem na faixa de 1,3 bilhão de litros/ano. Porém, temos uma grande oportunidade a ser explorada, uma vez que apenas 1% do que é produzido no País é exportado, a cachaça é praticamente inexistente no mercado externo. Ela é a única bebida brasileira que ainda não chegou com força ao exterior. Ela tem uma série de vantagens competitivas e potencial para conquistar o mercado externo. E a Expocachaça é uma vitrine para os produtores realizarem novos negócios, inclusive parcerias comerciais internacionais”, destaca José Lúcio Mendes. No último ano, a bebida foi exportada para 77 países.
Em 2018, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Ceará foram os cinco principais estados exportadores de cachaça, levando em consideração a quantidade exportada. A cachaça é a bebida nacional do Brasil por decreto federal e o Brasil conta com 30 mil produtores, sendo que 98% são formados por pequenos e micro-empresários. A bebida gera cerca de 600 mil empregos diretos e indiretos. A produção brasileira é formada por 70% de cachaça de coluna ou industrial e 30% de cachaça de alambique. E 4 mil marcas disputam mercado no Brasil.
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