Ferramenta digital vai tornar análises no campo mais ágeis

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está dando um novo passo para melhorar a qualidade no atendimento aos produtores rurais do Estado. A empresa acaba de implementar em todos os municípios onde atua o “Deméter”: uma ferramenta digital que vai permitir maior agilidade e melhoria das análises sobre as atividades desenvolvidas nas propriedades rurais.
O Deméter faz parte de um programa elaborado pela empresa chamado Emater 4.0, que tem foco na adequação às exigências da transformação digital, construindo ferramentas para racionalizar, desburocratizar e tornar os serviços mais ágeis. O Emater 4.0 foi lançado no dia 6 de dezembro, durante a solenidade de comemoração dos 71 anos da empresa, que é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
“O trabalho do técnico da Emater com o Deméter vai ganhar bastante agilidade, pois o relato das atividades será realizado através de um tablet, ainda no campo. Esse processo minimiza a digitação posterior dos dados no escritório e, além disso, o extensionista já terá na palma da mão todas as informações da propriedade no ato de um outro atendimento”, afirma o gerente da Assessoria de Gestão de Tecnologia da Informação da Emater-MG, Marcos Lopes.
Ele explica que a Emater-MG já tinha outros sistemas importantes, mas muito voltados para a parte administrativa e de coleta de dados para o governo. Faltava um sistema que estivesse com o extensionista no dia a dia, por meio de um tablet, e que fosse fácil de usar. A ferramenta vai substituir muitos trabalhos desenvolvidos em planilhas ou formulários manualmente, reduzindo o tempo com a parte burocrática.
“Além disso, o Deméter vai possibilitar a geração de base de dados riquíssima sobre a agricultura de Minas, criando um perfil da atividade no Estado. Com um banco de dados robusto, a Emater pode gerar conhecimento e devolvê-lo para o agricultor”, afirma.
A criação do Deméter começou há cerca de três anos, quando a Emater-MG contratou uma empresa de desenvolvimento de softwares para trabalhar em conjunto com seu corpo técnico. O sistema que já está em uso no campo permite a coleta de informações para o cadastro de cliente, cadastro de propriedade e registro de atividade. Caso o técnico esteja em um local sem conexão com a rede, ele pode preencher todos os dados offline e, assim que houver sinal de internet, eles serão atualizados automaticamente.
Atendimento digital – Não são só os técnicos da Emater-MG que poderão usar uma nova ferramenta digital para melhorar as atividades no campo. Em uma nova etapa do programa Emater 4.0, será lançado um aplicativo para que o produtor possa entrar em contato com o técnico.
“O agricultor poderá, por exemplo, solicitar agendamento de visita na propriedade dele. Ele também vai baixar conteúdos da Emater como publicações, vídeos ou áudios. Ou seja, tudo que a gente disponibilizar na plataforma”, diz Marcos Lopes.
De acordo com o gerente da Emater-MG, o aplicativo também vai permitir a conversa do agricultor com o técnico para tirar dúvidas. Mesmo que não tenha acesso à internet no momento, o produtor poderá registrar a pergunta no aplicativo, que será enviada para o extensionista assim que houver conexão com a rede.
“O papel dos nossos técnicos continua o mesmo. O que muda é que ele também poderá atender o produtor de forma digital, com uma plataforma que vai permitir criar um banco de dados e quantificar esses atendimentos”, explica. (Com informações da Emater-MG)
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