Variedades

CURTAS DC MAIS | 10/01

CURTAS DC MAIS | 10/01
Crédito: Túlio Márcio/Divulgação CCBB

A arte popular de Poteiro

De 15 de janeiro a 30 de março, o CCBB BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários) abriga a exposição “Poteiro, o Popular e o Público”. A mostra inédita traz para Belo Horizonte 30 obras do artista multidisciplinar português Antônio Poteiro. Além das peças que perpassam a vasta produção do autor, o público terá acesso, pela primeira vez, a fotografias do arquivo pessoal do artista junto a personalidades da cena cultural brasileira, como Burle Marx e Jorge Amado. A discussão é trazida por episódios da história, traduzidos por meio das cores e formas livres da representação pictórica conhecida como cultura popular. Com entrada gratuita, a exposição poderá ser vista de quarta a segunda-feira, das 10 às 22 horas.

Identidade negra

A Fundação Municipal de Cultura recebe, no Centro Cultural Lindeia Regina, a exposição Verificação de Cor, que reúne nove telas da grafiteira e artista visual Wanatta Rodrigues. Elas apresentam o retrato pictórico (gênero da pintura que objetiva representar a aparência visual do sujeito) como ferramenta de afirmação da identidade negra e periférica nos espaços urbanos. Fruto de experimentações cromáticas na busca pela Tonalidade do Olhar Negro, a artista reinventa em suas obras os olhares periféricos e mistura técnicas que usam pastel seco, pastel oleoso e tinta spray sobre tela. A mostra tem entrada gratuita e pode ser vista até 31 de janeiro. O centro cultural está localizado na rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, bairro Regina, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e sábado, das 7h às 18h.

Cinema etnográfico

Os filmes estão associados, para muitos, às grandes produções ‘hollywoodianas’ e aos cenários europeus. Entretanto, há décadas cineastas avançaram continentes e retrataram a realidade de outros povos. É o movimento conhecido por cinema etnográfico. O Cinematógrafo, da Rede Minas, vai falar sobre esses filmes. No episódio de hoje, o pesquisador e artista Fábio Rodrigues resgata a história desse tipo de movimento, também chamado de “cinema verdade”, e um dos seus precursores, o diretor francês Jean Rouch. O cinema nacional também marca presença. O jornalista e documentarista Leandro Lopes fala sobre um dos clássicos brasileiros, “Deus e o diabo na terra do sol”, de Glauber Rocha. Apresentado direto de uma sala de cinema pelo jornalista Fernando Tibúrcio, o Cinematógrafo vai ao ar hoje, às 20h30, pela Rede Minas. O público pode acompanhar o programa, também, pela Internet, no site da emissora: redeminas.tv.

Troco Solidário

Para que os adolescentes e as crianças acolhidas pela Colmeia, Centro de Educação e Profissão, possam desfrutar de uma brinquedoteca e de um refeitório, a instituição busca parcerias para arrecadar fundos para estes e outros projetos sociais. A Colmeia tem parceria firmada com Supermercados União e o Projeto Ajudar. Em dezembro, a entidade lançou o Troco Solidário na loja do União Nova Gameleira e, agora, em janeiro nas unidades, Jardim Alterosa, Alto dos Pinheiros, Santo André e Floramar, respectivamente hoje e nos próximos dias 17, 24 e 31. Os clientes que compram nesses estabelecimentos poderão encontrar os voluntários da Colmeia e tirar todas as dúvidas a respeito da instituição e o destino das doações feitas. A campanha visa destinar o troco doado pelos clientes dos Supermercados União, no momento da compra, para as obras sociais da instituição.

Patinação no gelo

O Boulevard Shopping oferece atrações para movimentar as férias de janeiro. Uma delas é a tradicional pista de patinação no gelo. A aventura congelante promete entreter crianças, jovens e adultos até o dia 15 de março na Praça de Eventos, Piso 1, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados das 12h às 21h. A pista possui 200 metros quadrados para o público se divertir e arriscar muitas manobras. O preço dos ingressos varia de acordo com o tempo de diversão. Por meia hora, os clientes pagam R$ 35, incluindo o aluguel dos patins e kit de segurança completo. Quem quiser patinar por uma hora, o valor será R$ 50. Podem participar crianças a partir de cinco anos e instrutores de patinação vão estar no local para monitorar, ajudar os iniciantes e dar dicas de como se equilibrar no gelo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas