Café sem Filtro

Sem fronteiras: a força cultural do café brasileiro no cotidiano ibérico

Consumo total já ultrapassa 67 milhões de xícaras por dia no país europeu
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00

Andar pelas ruas de Madrid e Barcelona enquanto o aroma do café invade as ruas é indescritível. A Espanha é um país apaixonado por essa bebida e o aumento de cafeterias com Cafés Especiais mostra muito mais do que números. De acordo com a Asociación Española del Café (AECafé), nos últimos anos, o consumo médio girou em torno de 4,2 kg por habitante/ano, revelando a força cultural dessa bebida no cotidiano ibérico. O consumo total chega a ultrapassar 67 milhões de xícaras por dia no país.

Para sustentar essa demanda, o país depende majoritariamente da importação de café verde de várias partes do globo, e é nesse ponto que o Brasil assume relevância. O país está entre os principais fornecedores de cafés não torrados para o mercado espanhol, ao lado de origens como Vietnã e Colômbia. Por aqui também encontramos cafés etíopes deliciosos.

Dentro da União Europeia, a Espanha ocupa posição estratégica como importadora e re-distribuidora da iguaria, com volumes destinados a países como Alemanha, Portugal e Bélgica. Isso significa que grandes volumes de grãos verdes chegam pelos seus portos — como os de Barcelona, Valência e Bilbao — vindos de países produtores como a nossa pátria amada.

No campo institucional, a relação é fortalecida por cooperativas, que atuam na promoção internacional do café brasileiro e aproximam exportadores de importadores europeus. Feiras internacionais e rodadas de negócios ampliam essa conexão, impulsionando parcerias voltadas a cafés com rastreabilidade, certificações ambientais e perfis sensoriais diferenciados, tudo o que a gente valoriza, e muito, por aqui.

Além do café, a Espanha é reconhecida mundialmente por sua cultura gastronômica vibrante. As ruas e mercados estão sempre repletos de produtos frescos e de sabores intensos. Tapas, pequenas porções servidas em bares, permitem experimentar uma variedade de sabores em uma única refeição, desde jamón ibérico até frutos do mar e queijos regionais. O hábito de compartilhar reflete a sociabilidade e a importância da convivência nas refeições espanholas.

Os vinhos também ocupam um lugar central na cultura local. O consumo de vinho na Espanha não é apenas gastronômico, mas também parte da identidade, com harmonizações cuidadosas e festivais que promovem a produção local.

As sobremesas e doces tradicionais, como churros com chocolate e tartas, completam a experiência culinária espanhola. Cada região tem suas especialidades: a Catalunha, por exemplo, é conhecida pela crema catalana, enquanto a Andaluzia traz os sabores das amêndoas e do azeite de oliva em doces típicos! Mal podemos esperar para um dia experimentar essas delícias. Essa diversidade gastronômica demonstra o cuidado com ingredientes e a preservação de tradições que atravessam gerações.

No conjunto, o café se insere nesse rico panorama de cultura alimentar, reforçando a conexão entre hábitos de consumo e tradição. A presença do café brasileiro nos mercados espanhóis complementa uma experiência que vai muito além do simples ato de beber: é um encontro de histórias, sabores e um testemunho de como a gastronomia une pessoas e países em torno de paixões compartilhadas. A clientela espanhola demonstra cada dia mais interesse crescente por origem, processo e terroir. Regiões brasileiras como Sul de Minas, Cerrado e Espírito Santo passam a aparecer com mais frequência em cardápios e embalagens, traduzindo diversidade sensorial em cada xícara.

Quando um espresso é servido na Espanha, há ali uma cadeia que começa a milhares de quilômetros, em solos ricos do chamado “cinturião do café”, e claro, também com muitos cafés, como vimos acima, produzidos com afeto e força em solos brasileiros. Que o Brasil siga crescente como protagonista global de exportação cafeeira, e que por aqui, na Espanha, a presença do nosso café seja cada vez mais evidente. Quer saber mais? Acompanhe a coluna Café sem Filtro quinzenalmente aqui no Diário do Comércio e no instagram @oitenta.cafe.hub.

Conteúdos publicados no espaço Opinião não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores/as as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Sobre o autor

Juliane Maciel

Diretora executiva na Loop Vídeo, diretora de negócios na Oitenta Café, sócia na Oliva Comunicação, embaixadora do Capitalismo Consciente, conselheira consultiva, articulista no OCI, colunista no Diário do Comércio e entusiasta do mundo dos cafés.

Sobre o autor

Daniel Alves

Empresário, diretor de fotografia, coffee hunter, especialista em cafés e barista.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas