Política

Léo Burguês anuncia sua renúncia ao cargo de vereador de BH

Comunicado foi feito nesta quarta-feira, dia em que seria aberto um processo de cassação contra o mandato do político
Léo Burguês anuncia sua renúncia ao cargo de vereador de BH
Burguês já havia sido presidente da Casa no período de 2011 a 2014, depois em 2017 | Crédito: Divulgação

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) confirmou, nesta quarta-feira, que Léo Burguês de Castro (União) não é mais vereador da capital mineira. A decisão veio após um pedido formal apresentado pelo parlamentar em que solicitava a renúncia à função. Burguês já havia sido presidente da Casa no período de 2011 a 2014, depois em 2017, após substituir o então presidente, o vereador Gilson Reis (PCdoB).

A decisão do parlamentar em deixar o cargo ocorreu no mesmo dia em que seria dada a abertura ao processo de cassação do seu mandato na Casa. Desta forma, ainda nesta quarta-feira, os vereadores fariam uma votação para definir a realização de abertura do processo. No entanto, a pauta não foi discutida porque a renúncia foi apresentada.

Em leitura de renúncia, Burguês pede a cassação de Ciro Pereira

Durante a oficialização de sua renúncia, Léo Burguês expôs uma filmagem na qual mostra o ex-vereador Carlos Henrique Dias (PTB) entregando ao presidente da CMBH, Gabriel Azevedo (sem partido), um pedido formal de cassação contra o mandato de Ciro Pereira (PTB). Porém, Burguês acabou interrompido com a exclamação de Gabriel Azevedo: “No meio desse negócio do Léo Burguês vem você fazer isso”.

Léo Burguês, no entanto, acusa Ciro Pereira por realizar “rachadinhas” e definir empregos para funcionários-fantasmas na Câmara Municipal de Belo Horizonte. “Como nós vimos naquela peça, quem deveria agir de maneira imparcial nesta Casa trata esse processo com parcialidade. Aproveita para fazer promoção pessoal em cima do nome de outro vereador. Como estamos em um processo político, gostaria de renunciar ao meu mandato. Então, parabéns, siga sua vida”, pontuou durante discurso no Plenário.

Na sequência, o presidente da Casa oficializou o recebimento da renúncia de Léo Burguês. “Peço atenção à sociedade, aos vereadores e à imprensa. Foi protocolizada a renúncia ao mandato pelo vereador Léo, razão pela qual fica prejudicada a apreciação da denúncia”, disse Gabriel Azevedo, que acrescentou ainda que “o vereador Léo Burguês não é mais vereador nesta cidade”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas