Economia

Confira lista do que abre e fecha na Capital durante o Carnaval!

A Prefeitura de Belo Horizonte organizou este ano uma equipe da Ouvidoria Municipal para responder e atender mensagens da população
Confira lista do que abre e fecha na Capital durante o Carnaval!
Carnaval em BH promete ter público recorde | Crédito: Divulgação

Finalmente chegou o Carnaval! Depois de dois anos sem a tradicional festa e os bloquinhos, a capital de Minas Gerais está mais do que pronta para cair na folia. E pensando no leitor, o DIÁRIO DO COMÉRCIO preparou uma lista dos serviços que vão e não vão funcionar durante os dias do feriado – de 18 a 22 de fevereiro.

Vale ressaltar que a folga no feriado de Carnaval é facultativa, portanto, fique de olho em quaisquer mudanças que possam acontecer. Mas não se esqueça: o feriado vai até dia 22, mas a programação das festas segue até dia 26 de fevereiro!

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou em nota que não haverá expediente nas agências bancárias durante os dias 20/02 e 21/02, devido ao feriado de Carnaval.

Já na quarta-feira (22), o atendimento em todas as localidades – incluindo nas quais começaria às 15h – começa às 12h e irá até o horário de fechamento local. A decisão segue de acordo com a Resolução nº 4.880 de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional.

A Febraban sugere que, caso haja a necessidade, os cidadãos utilizem os canais digitais de seus bancos, como sites e aplicativos, para transferências e pagamentos de contas. As contas com vencimento nos dias de feriado poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia 22/02, quarta-feira.

Ônibus

O Governo do Estado de Minas informou que, enquanto durar a greve do metrô, a Linha Emergencial E019 irá funcionar, fazendo ligação entre o Terminal Eldorado e o centro de BH.

Caso a greve se estenda durante o Carnaval, outras linhas deverão funcionar para atender aos terminais Vilarinho, São Gabriel e Eldorado.

Os quadros de horários dos serviços de ônibus estão ajustados às demandas do período festivo. As informações dos quadros de horários das linhas estarão disponíveis no site http://www.consultas.der.mg.gov.br/grgx/sgtm/consulta_linha.xhtml, além dos aplicativos Moovit e Google Maps.

Novidades

Este ano, a Prefeitura de Belo Horizonte organizou uma equipe da Ouvidoria Municipal para responder e atender mensagens, elogios, críticas e sugestões no WhatsApp, através do número (31) 98661-2416. O canal irá funcionar na sexta (17) das 17h às 21h, e de sábado até quarta das 7h às 21h.

“A Ouvidoria do Município deve trabalhar para uma BH mais participativa, disponibilizando meios de acesso para o cidadão apresentar suas queixas, reclamações, sugestões e elogios relativos aos serviços prestados. No Carnaval, a ouvidoria vai inaugurar mais uma forma rápida e simples de acesso, o WhatsApp”, disse o ouvidor do município, Gustavo Nassif.

Lembrando também que os foliões poderão utilizar o Portal de Serviços da PBH, app PBH e 156.

Trânsito

No Centro e nos bairros Santa Tereza e Pampulha, haverá áreas delimitadas para desfiles de blocos, o que demandará uma estrutura fixa e que o trânsito seja remanejado de outra maneira pela PBH. Confira as mudanças em alguns locais da Capital postadas pela PBH.

Área Central

Serão cinco áreas (Hipercentro, Floresta, Av. Brasil, Savassi e Barro Preto) de desfiles dos blocos em que as vias serão interditadas a partir das 10h de sábado (18). As áreas do Hipercentro e Savassi ficarão fechadas 24h. As áreas da Floresta, Av. Brasil e Barro Preto terão liberação às 23h. Confira os detalhes e os mapas no Portal da Prefeitura.

Fora do horário dos desfiles, será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas. Situações de emergência serão preservadas com o auxílio dos agentes da BHTrans e da Guarda Municipal. Não será permitido estacionar nas ruas interditadas para o desfile dos blocos, evitando situações de risco aos foliões e também danos aos veículos.

Faixas e banners serão implantados para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos.

A recomendação é que os motoristas priorizem a Av. do Contorno, margeando a Área Central, que estará liberada para o trânsito e o transporte coletivo. Com os aplicativos Waze e Google Maps, o motorista poderá acompanhar os trechos interditados e reservados para desfile dos blocos, sugerindo assim ajustes no itinerário.

Para mais informações sobre os bairros Santa Tereza, Pampulha e a área hospitalar, os foliões podem acessar o site da prefeitura de BH.

Haverá cerca de 400 agentes da BHTrans atuando diariamente durante o Carnaval nas Unidades Integradas de Trânsito (UIT) e em parceria nas ruas com os agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

O DIÁRIO DO COMÉRCIO dá a dica: utilize os aplicativos de transporte para se locomover pela cidade, cuidado com os pedestres e se beber não dirija!

*Estagiária sob supervisão da edição!

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas