Agronegócio

Carapreta: evento internacional mira ampliar exportação para Oriente Médio

A participação da empresa é fruto da parceria com a Domi International, trading especializada na comercialização global de carnes bovinas
Carapreta: evento internacional mira ampliar exportação para Oriente Médio
Empresa já exporta para Hong Kong e Uruguai, dentre outros | Crédito: Divulgação/Carapreta

Uma empresa mineira de carnes nobres está expandindo seus negócios. A carne bovina brasileira ficou entre os produtos nacionais mais exportados para o bloco de 22 países árabes no Oriente Médio e norte da África em 2021, especialmente no período da Copa do Mundo, que foi realizada no Qatar. Os embarques de derivados de bovinos para a região subiram 13,55% em 2022, totalizando US$ 1,04 bilhão. Os dados são da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Para aproveitar esse mercado em expansão, a mineira Carapreta, uma das principais marcas nacionais de carnes nobres, fará sua estreia em feiras internacionais. A empresa estará no grupo de empresas nacionais na feira Gulfood, que tradicionalmente ocorre nos primeiros meses do ano, em Dubai, nos Emirados Árabes. Agora em 2023 o evento será realizado de 20 a 24 deste mês.

A Gulfood – que em suas 26 edições gerou transações bilionárias para o setor –  é sempre um dos encontros mais esperados pela indústria mundial de alimentos e bebidas por ser a principal feira B2B, em que empresas podem fechar negócios com outras empresas.

A participação da Carapreta é fruto da parceria consolidada com a Domi International, trading brasileira especializada na comercialização global de carnes bovinas. O objetivo é exatamente ampliar as exportações da marca mineira para o Oriente Médio.

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Em 2022, a Carapreta registrou um crescimento de 34,2% em vendas frente ao desempenho da receita registrado em 2021. Agora a marca estima que, com a expansão no mercado externo, 20% do faturamento anual seja proveniente de vendas para o exterior. Antes mesmo dessa expansão a empresa já exportava para países como Hong Kong, Palestina, Bahamas, Bermudas e Uruguai.

O CEO da Carapreta, Vitoriano Dornas, explica que uma das estratégias para aumentar o faturamento é justamente expandir as exportações. “O Oriente Médio é um dos principais destinos de carnes nobres do mundo. É um mercado maduro quando falamos nos atributos de qualidade como marmoreio, maciez, coloração e sabor. Nosso principal competidor nesse mercado é a carne australiana. E ficamos muito felizes em dizer, sem ressalvas, que a carne produzida atualmente pela Carapreta está pronta para competir nesse território, com vantagens grandes na relação qualidade e custo. Com isso acreditamos que vamos conquistar a meta de alocação de 20% de nossa receita de 2023 no mercado externo, tendo como pilar principal o Oriente Médio”, enfatiza Dornas.

Carapreta Day

Sobre a presença na Gulfood, ele explica que a estratégia da marca será focar a realização de encontros de negócios entre empresas e importadores, além de reuniões com stakeholders locais.

No dia 21 de fevereiro, a empresa realizará o Carapreta Day, um evento para 100 convidados estratégicos – com a participação do chef Jeferson Finger, do Barbacoa, conhecido por já ter preparado carnes para algumas das maiores autoridades do mundo. Ele fará a apresentação dos cortes da marca aos prospects presentes à feira.

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