ExpoQueijo Brasil 2023 vai receber 2 mil produtores

Movimento de valorização do queijo artesanal, a ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards foi lançada, ontem (5), em Belo Horizonte. O evento será entre os dias 24 e 27 de agosto, no Grande Hotel e Termas Araxá, em Araxá, no Alto Paranaíba, e reunirá os melhores queijos artesanais. A estimativa é envolver cerca de 2 mil produtores e impactar 300 mil pessoas.
De acordo com a organizadora e idealizadora da ExpoQueijo Brasil, Maricell Hussein, o evento é um movimento para a valorização do queijo artesanal, que vai mostrar para o mundo a variedade e a qualidade dos queijos. “Vamos fazer, em 2023, a maior edição da nossa história. Estamos prontos para colocar esse patrimônio histórico, cultural e gastronômico em um lugar de destaque que, na verdade, é dele”, aponta.
Durante a abertura do evento, Maricell ressaltou que a força do homem do campo fortalece a agricultura familiar e faz com que Minas Gerais seja um destaque. Segundo os dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), no Estado, são cerca de 30 mil produtores de queijos. Desses, 9 mil são produtores do Queijo Minas Artesanal (QMA). Por ano, são 32 mil toneladas de queijos produzidos nas 15 regiões reconhecidas como produtoras de QMA e de Queijo Artesanal de Minas (QAM) e de localidades não caracterizadas.
Ao todo, 133 queijarias estão registradas no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), sendo que 109 delas com o Selo Arte, o que permite a comercialização do queijo em todo o território nacional. “Estamos prontos para avançar e é isso que foram fazer. A ExpoQueijo será a vitrine de um setor que viveu e vive profundas mudanças e que se prepara para ganhar o mundo, como já começou a acontecer. O importante é que, mostrando nossa qualidade e nosso saber fazer, nunca perdemos a nossa essência”, explica Maricell.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Novidades
Uma das principais novidades do evento será a realização do primeiro concurso internacional de queijo genuinamente brasileiro, o que se tornou possível devido à metodologia desenvolvida pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT).
“O trabalho impecável do ILCT que junto à Bonare Eventos – organizadora da ExpoQueijo Brasil – desenvolveu uma metodologia para o nosso concurso nos ajudará a fazer o primeiro concurso internacional de queijo artesanal genuinamente brasileiro. Isso vai agregar ainda mais valor ao queijo e destacar o produtor que confia o seu queijo ao concurso”, acrescenta.
Nesta edição, o concurso contemplará em torno de 50 categorias de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, bem como a mistura de espécies. Serão avaliados queijos fabricados no Brasil e em diversos países.
Feira, fórum e degustação
Durante os dias do evento, além do Concurso Internacional, será realizada uma Feira Internacional de Negócios, com 100 estandes e participação de produtos da agricultura familiar.
Também faz parte do evento o Fórum Internacional de Produtos da Agricultura Familiar, que é composto por uma agenda de palestras, conferências e mesas de debate sobre inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal regularizado.
A vila gastronômica e cultural promove uma experiência sensorial na degustação de queijos artesanais harmonizados com outras iguarias da culinária regional – uma celebração dos sabores e da cultura, com música ao vivo, mostras e exposições.
Ouça a rádio de Minas