Atrações internacionais na estreia da segunda edição do Festival de Piano em Ouro Preto

Começa neste sábado, o II Festival de Piano da Escola Saramenha de Artes e Ofícios (ESAO), em Ouro Preto.
O evento conta com atividades didáticas voltadas para jovens músicos além dos concertos abertos ao público, que terão a participação de músicos renomados.
A programação do dia 15 de abril terá início às 18h30, com o encontro de dois dos maiores nomes da música clássica nacional: o pianista Cristian Budu e o violoncelista Antonio Meneses, ambos reconhecidos mundialmente.
Programação
Dia 15/04 – Sábado
18h30 – Concerto Música Francesa para violoncelo e piano.
Antonio Meneses – Violoncelo / Cristian Budu – Piano
Dia 21/04 – Sexta (feriado)
16h30 – Recital Bolsistas
18h30 – Espetáculo “Interseções” – Duo Piano
Jonatas Silveira – Violino / Ricardo Itaborahy – Piano
Dia 22/04 – Sábado
16h30 – Recital Bolsistas
18h30 – Concerto Homenagem a Astor Piazzola – Trio Piano
Gustavo de Carvalho – Piano / Jovana Trifunovic – Violino / Robson Fonseca – Violoncelo
Dia 23 – Domingo
11h30 – Concerto Cristian Budu e Bolsistas
Sobre os músicos
O pianista Cristian Budu figura na lista “Top 50 Greatest Chopin Recordings” da Gramophone Classical Music Awards, uma das honras mais importantes concedidas aos profissionais da música clássica internacional.
Ele também é o vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça, onde chegou a ser agraciado com outras duas premiações, incluindo o prêmio indicado pelo público, uma conquista classificada pela crítica especializada como a mais importante do piano clássico brasileiro das últimas três décadas.

O violoncelista Antonio Meneses, que levou o 1º Prêmio no Concurso Internacional ARD de Munique e, em 1982, o 1º Prêmio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky de Moscou, apresenta-se regularmente ao lado das mais importantes orquestras do mundo: Filarmônica de Berlim; Sinfônica de Londres; Sinfônica da BBC; Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã; Sinfônica de Viena; Filarmônica Checa; Filarmônica de Moscou; Filarmônica de São Petersburgo; Filarmônica de Israel; Orchestre de la Suisse Romande; Filarmônica de Nova Iorque; Sinfônica NHK de Tóquio, dentre outras.

Apoio à cultura
O II Festival de Piano da Escola Saramenha de Artes e Ofícios tem o patrocínio da Supermix Concreto e Somix Concreto (por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura/MinC/Governo Federal), e promoverá ainda recitais com outros músicos ilustres, como o pianista Gustavo de Carvalho, a violinista Jovana Trifunovic e o violoncelista Robson Fonseca. E, no campo da música popular, haverá apresentação do pianista Ricardo Itaborahy e do violinista Jonatas Silveira.
Todas as apresentações têm entrada franca e acontecem na sede da ESAO, que fica na Rodovia dos Inconfidentes, km 85 da BR 365 (Santo Amaro do Botafogo), a 10 km do Centro Histórico de Ouro Preto (MG).
Escola Saramenha de Artes e Ofícios (ESAO)
Criada e dirigida pelo produtor cultural Paulo Rogério Lage, a ESAO está instalada em espaço privilegiado na histórica cidade de Ouro Preto (MG), com ampla estrutura envolvida por uma belíssima área verde.
A ESAO tem sua origem em um antigo ateliê de cerâmica e azulejaria, e, além dos constantes cursos promovidos, passou a se dedicar também a estudos e projetos das áreas de Música, Artes Cênicas, Literatura e Cinema, Humanidades, Urbanismo, Arquitetura e Patrimônio.
Em julho de 2022, a ESAO realizou a primeira edição dos seus festivais de piano e de canto.
Mais informações no site oficial da ESAO
Ouça a rádio de Minas