“Butequeiros” têm até 7 de maio para se deliciarem

Tradicional concurso Comida di Buteco tem Ervas e Especiarias como temática deste ano; pratos são fixos no valor de R$ 30
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
“Butequeiros” têm até 7 de maio para se deliciarem
Evento se tornou um ícone da gastronomia de BH-Crédito: Divulgação

Já virou tradição. Chega abril e os amantes de um bom petisco e uma cerveja gelada mal podem esperar para ter início o maior festival de bares e restaurantes familiares do Brasil. E pensar que tudo teve início em Minas Gerais. Foi em 2000 que a primeira edição do Comida di Buteco movimentou a boemia de Belo Horizonte. De lá para cá, o evento ganhou o País e, a capital mundial dos bares, cada vez mais participantes.

Tanto é que esta é uma edição de recordes, com o maior número de circuitos em todo o Brasil. Além das tradicionais cidades que já recebem há anos o evento, desta vez Londrina, Maringá, Blumenau e Joinville também estão com programação própria. São, ao todo, 24 circuitos espalhados por todas as regiões em mais de 45 cidades de Norte a Sul. O número de botecos participantes também está maior: mil! Apenas em Belo Horizonte são 95 estabelecimentos, outro recorde do concurso que elege o melhor petisco da cidade.

Neste ano, o festival começou no último dia 7 e vai até dia 7 de maio. Até lá, botequeiros de todo o Brasil poderão se deliciar com pratos a preço fixo de R$ 30 sob a temática Ervas e Especiarias.

“O tema escolhido faz parte da história humana e dos caminhos da culinária ao redor do mundo. As ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o País, possibilitam apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os botecos possam explorar e abusar da criatividade”, conta o diretor de Operações do Comida di Buteco, Filipe Pereira.

Filipe Pereira destaca o potencial de criatividade dos bares \ crédito: Divulgação

Outra novidade desta edição do concurso é a parceria com a Sympla, plataforma de eventos nacionalmente conhecida. No aplicativo, o público encontra com maior agilidade os botecos participantes.

E para quem fica esperando a festa de encerramento em que são conhecidos os vencedores do concurso, com direito a todos pratos e shows, que ficou famosa como Saideira, já há alguns anos que o formato mudou. Agora, a festa é restrita aos bares e restaurantes.

“É um momento de comemoração dos proprietários. Muitos reclamavam que além dos 30 dias de muito trabalho, ainda tinham que se desdobrar na Saideira. Por isso, mudamos o formato e tem sido o maior sucesso”, diz.

Dinâmica do concurso Melhor Boteco do Brasil

Durante o período do evento, o público e os jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição, 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Desde 2016, o evento é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Boteco do Brasil. E em julho, em uma festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.

Caroline e mãe, do Koqueiros Bar, apostam no chambaril | Crédito: Rodney Costa/Divulgação

Participantes do Comida di Buteco

O Koqueiros Bar fica no bairro Sagrada Família, região Leste de Belo Horizonte, é muito conhecido pelos caldos e encontros de torcedores em dias de jogos. Esta é a décima edição do Comida di Buteco que eles participam.

Caroline Braytner, que administra o restaurante com sua mãe, conta que o festival funciona como segundo carnaval para a casa, em termos de fluxo e faturamento. “Vem gente de todos os cantos da cidade. É muito bom”, diz.

Para este ano, a aposta da casa é uma receita de chambaril, que nada mais é que o ossobuco do boi, refogado acompanhado de polenta cremosa de milho com queijo. E o sucesso tem sido tão grande que, conforme Caroline Braytner, a casa já está em busca de mão de obra temporária para auxiliá-los no período do festival.

A lista completa dos bares e restaurantes participantes desta edição você confere no site https://comidadibuteco.com.br/category/butecos/. Programe-se e não deixe de conhecer as delícias que só os botecos de Belo Horizonte têm!

Sobre o autor

Mara Bianchetti

Editora do Diário do Comércio. Graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, com especialização em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo UniBH. Premiada entre os jornalistas mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marabianchetti/

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas