Negócios

Diversificação leva Grupo Zema aos 100 anos

No início da década de 1980, o Grupo Zema, hoje com 468 pontos de vendas, lançou o primeiro centro comercial de Araxá, cidade do Sul de Minas Gerais | Crédito: Divulgação/Grupo Zema
Conglomerado que atua em oito segmentos estima faturamento de R$ 2,5 bilhões, expansão de 12% sobre 2022

A combinação entre resiliência e inovação costuma estar na lista de feitos de companhias centenárias que sobrevivem a diferentes cenários e persistem com seus negócios mesmo diante de momentos desafiadores.

E se entre os diferenciais competitivos de uma longínqua empresa familiar ainda estiver a diversificação? Pois é também neste quesito que o Grupo Zema, com sede em Araxá, no Triângulo Mineiro, tem se apoiado nos últimos 100 anos, levando seus produtos e serviços para além das fronteiras do Estado e do tempo.

Tudo começou em 1923, quando Domingos Zema fundou a Casa Sport, a primeira empresa de peças, acessórios e produtos para automóveis de Araxá. Através de uma visão empreendedora, já naquela época a empresa também já oferecia serviços mecânicos e aluguel de carros. Nos anos seguintes, a atuação foi expandida por meio da associação com a marca Ford, o que tornou a empresa revendedora dos veículos na região.

Depois, a empresa inaugurou o primeiro posto de combustível da cidade, agregou outras montadoras ao negócio e, em 1976, deu início à venda de eletrodomésticos, já sob a nova marca que carregava o sobrenome da família: Zema. E no início da década de 1980, lançou o primeiro centro comercial de Araxá. Naquela época, a diversificação já marcava o negócio e hoje também segue como um dos pilares, porém, em um formato em que as empresas possuem atuações complementares.

“Em 2018, tivemos uma virada de chave, adotando novo design, mais moderno, mas com valores que foram perpetuados no decorrer dos anos e também criando novos braços operacionais para o grupo”, afirma Romero Zema, CEO do grupo, que integra a quarta geração da família, assim como o governador Romeu Zema (Novo), que esteve à frente da administração da empresa até 2017, antes de se alçar ao posto de líder do Executivo mineiro.

Somos uma empresa de 100 anos com fôlego de 20, define Romero Zema, CEO do grupo | Crédito: Divulgação / Grupo Zema

Hoje, o grupo é composto por empresas que atuam em oito segmentos: Varejo e E-commerce de Eletrodomésticos e Móveis, Concessionárias de Veículos, Zema Imóveis, Zema Consórcio, Zema Moda, Zema Financeira e o mais novo empreendimento do grupo, Zema Seguros.

Os pontos de vendas somam 468 e estão espalhados por sete estados, incluindo Minas Gerais. Já quando consideradas a Zema Financeira e o Consórcio Zema, a capilaridade chega a 16 unidades federativas. E com o Zema.com, o e-commerce do grupo, o negócio abrange todo o território nacional, tendo atendido no ano passado mais de 3.600 municípios com entregas de compras feitas pelo site.

Por esses e outros motivos, o Grupo Zema é tema da reportagem desta semana do Mineiridade – série do DIÁRIO DO COMÉRCIO que conta histórias e apresenta negócios originalmente mineiros que, além de terem dado certo, geram emprego, renda e movimentam a economia do Estado e do País.

Grupo Zema estima faturar R$ 2,5 bilhões em 2023

A maior rede de varejo do Estado faturou R$ 2,2 bilhões em 2022 e já projeta chegar aos R$ 2,5 bilhões neste exercício, o que significaria uma expansão anual próxima de 12%. Na esteira desse crescimento, um olhar mais cirúrgico para a ampliação do e-commerce, da área de seguros, consórcio e do braço fintech, com investimento em financeira própria para abrir caminho à futura bancarização digital 360º do cliente, plataforma que ainda está sendo desenvolvida.

“Entendemos que a evolução de qualquer negócio, daqui para frente, só será possível pela combinação de atendimento em diferentes canais. E é isso que já fazemos há algum tempo no Grupo Zema, conjugando os produtos e serviços, diversificando e complementando nossa atuação. Agora, com a internet e os meios digitais, com o e-commerce e o marketplace, podemos ampliar isso ainda mais, atendendo aos clientes com uma variedade ainda maior. Buscamos combinar os ganhos da inteligência artificial com os atributos do homem do varejo. Somos uma empresa de 100 anos com fôlego de 20”, define.

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