Variedades

CURTAS VARIEDADES | 04/05

CURTAS VARIEDADES | 04/05
Crédito: Freepik

“Gentileza nos une”

O Instituto Unimed-BH renova sua parceria de oito anos com o Projeto Verbo Gentileza e, desta vez, junto com a Unimed-BH, levam a campanha “Gentileza nos une” para as ruas de Belo Horizonte. A intervenção urbana fica nas ruas até o dia 8 de maio e tem como objetivo celebrar os 20 anos do Instituto Unimed-BH e proporcionar um momento de leveza e gentileza na rotina da cidade. O Portal da Gentileza, ícone do Festival Verbo Gentileza, foi transportado para a realidade urbana e instalado em três pontos de ônibus da cidade. Cada um recebeu as fitas coloridas do portal A ideia da instalação é que toda pessoa que passar pelos pontos de ônibus seja transportada a uma realidade mais gentil.

Escola Superior de Guerra

Foi realizada ontem (3) solenidade de encerramento do curso de Gestão de Recursos de Defesa, da Escola Superior de Guerra (ESG), em Minas Gerais. A solenidade, em Belo Horizonte, teve a presença do comandante da ESG, vice-almirante Gilberto Santos Kerr. O evento ocorreu na sede da Capitania Fluvial de Minas Gerais. A cerimônia foi presidida pelo general Himário Brandão Trinas, subcomandante da ESG.

Tino Gomes em BH

O Teatro Marília recebe amanhã (5), às 20h, o show “Catrumano”, de Tino Gomes, que marca os 50 anos de carreira do artista mineiro. O show apresenta músicas que misturam sonoridades de guitarra, viola, tambores e pandeiros para simbolizar e homenagear o sertão mineiro. Os ingressos variam entre R$ 55 (meia) e R$ 110 (inteira), e podem ser adquiridos no site da Sympla ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes da apresentação. A programação completa dos teatros públicos municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte. Em uma mistura de ritmos e vivências, o cantor Tino Gomes lança seu novo álbum “Catrumano”, que promete levar o público a uma viagem ao sertão mineiro. As letras tratam do sertão escrito por Guimarães Rosa, além do amor, da alegria, das influências das culturas de origem africana, portuguesas, e que se misturam à cultura indígena. Durante o show, o artista conta e canta histórias, como um bom contador de causos e com muito humor.  Nascido em Montes Claros, Tino Gomes tem carreira no mundo artístico há mais de 50 anos. Trabalha com a cultura de Minas Gerais, envolvendo a regionalidade do Norte de Minas com a sonoridade do mundo. O cantor tem 17 discos gravados, participação em quatro novelas, quatro filmes, livros infantis editados e em trabalhos com vários artistas do cenário nacional, e, agora, se prepara para emocionar o público com o lançamento de seu novo disco.

Mulheres e pessoas não binárias

Obras de videodança produzidas e protagonizadas por mulheres e pessoas não binárias serão exibidas durante a Mostra “Move Concreto! Mulheres e Videodança”, que começa amanhã (5) e segue até dia 23 de maio. A mostra é realizada pelo o Grupo Contemporâneo de Dança para contribuir com a produção audiovisual feminina, intensificando ações que visam a igualdade de gênero e a valorização da diversidade.  A programação gratuita – que vai exibir 20 produções de oito Estados, de forma presencial e virtual – vai oferecer ainda seis ações formativas do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. A abertura da Mostra será no Cine Santa Tereza na sexta-feira, às 19h, com a exibição dos filmes mineiros “Bicho Bicha”, “Compulsório”, “Oumuamua”, “Raiz d’água”, “Rótulo B” e “Transcorrência”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas