Blue Sol Energia deve chegar a 100 franquias em Minas Gerais
A Blue Sol Energia continua ampliando suas operações em Minas Gerais. Com 13 anos de atuação, a empresa é pioneira no setor de energia solar fotovoltaica e estima encerrar o exercício com 100 unidades espalhadas pelo Estado. No momento, a empresa já conta com 15 em operação, enquanto outras duas já estão garantidas e deverão entrar em operação, na própria Capital, no próximo mês.
De acordo com o gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar, Marcio Santin, a empresa está comercializando um novo formato de negócio, que tem atraído o interesse de diversos investidores. Trata-se da Next Light, modelo que se encontra na categoria nano franquia e conta com barreira de entrada baixa em relação aos demais players do setor.
“Temos conseguido bastante êxito com esse modelo e estamos experimentando uma expansão acelerada. Atualmente, no Brasil temos 324 operações, mesmo após um trabalho de reciclagem da rede, e a previsão é encerrarmos o ano com cerca de 800”, revela.
A título de comparação, anteriormente, o modelo de negócios inicial era a Franquia Next, que tinha investimento de R$ 25 mil e operação home based, portanto, não era necessário contratar colaboradores ou ter um ponto comercial para o desenvolvimento das atividades.
Segundo Santin, a Next Light tem estrutura e custo semelhantes. Mas o modelo não cobra royalties e conta com estrutura de remuneração igualmente menor. Outra grande diferença está na taxa de franquia, que representa um sexto da taxa do modelo Next, ou seja, possibilita mais gente aderir.
Blue Sol Energia oferece sistemas fotovoltaicos por assinatura
Em mais de uma década de atuação, a Blue Sol vinha atuando em três frentes. São elas: capacitação de empreendedores, expansão por franquias, desenvolvimento de projetos e instalações comerciais, residenciais e para o agronegócio. Mais recentemente, porém, incorporou outras frentes de negócios, agregando um produto muito interessante, inclusive, para Minas Gerais, que é o de sistemas fotovoltaicos por assinatura.
“Disponibilizamos cotas em usinas centralizadas. As pessoas adquirem fatias e conseguem baratear suas contas. Esses novos franqueados Next Light já estão comercializando esse produto”, diz. O primeiro Estado a iniciar as vendas foi justamente Minas Gerais.
Além disso, a empresa também agregou capacitações relacionadas a carregadores de veículos elétricos e a migração de grandes consumidores para o mercado livre de energia.
Hoje, nacionalmente, a Blue Sol Energia contabiliza mais de 20 mil profissionais capacitados e quase 11 mil sistemas fotovoltaicos comercializados e conectados à rede. Das operações espalhadas pelo País, a maioria (74%) está concentrada no Sudeste. O Nordeste aparece em segundo lugar, com cerca de 15% das franquias.
Ouça a rádio de Minas