Blue Sol vai ampliar operações em MG

Empresa, que já soma 16 operações no Estado, vai inaugurar mais duas franquias, na Capital e em São Lourenço
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Blue Sol vai ampliar operações em MG
A Blue Sol faz projetos e instalações comerciais e residenciais de painéis fotovoltaicos | Crédito: Alexandre Siqueira

A Blue Sol Energia Solar, pioneira no setor de energia solar fotovoltaica e que acaba de completar 13 anos de mercado, já soma 16 operações em Minas Gerais. Recentemente, duas franquias foram inauguradas em Belo Horizonte e uma em Resende Costa (Campo das Vertentes). Outras duas estão previstas para entrar em operação no próximo mês, na Capital e em São Lourenço (Sul). A meta da empresa é finalizar 2022 com 500 operações franqueadas, entre abertas e contratadas.

A expansão, tanto pelo Estado quanto pelo Brasil, é fruto da mudança do comportamento das pessoas nos últimos anos em busca de opções mais econômicas e sustentáveis de consumo. A Blue Sol atua em três frentes: capacitação de empreendedores, expansão por franquias, desenvolvimento de projetos e instalações comerciais, residenciais e para o agronegócio.

A empresa atua nacionalmente e contabiliza mais de 20 mil profissionais capacitados e mais de 8 mil sistemas fotovoltaicos comercializados e conectados à rede.

De acordo com gestor de franquias da Blue Sol, Marcio Santin, ao todo já são 324 operações em todo o País. A maior parte delas (74%) concentrada no Sudeste. O Nordeste aparece em segundo lugar, com cerca de 15% das franquias.

“Comercializamos sistemas de energia solar para os clientes gerarem sua própria energia em ambientes comerciais, residenciais e do agronegócio. Antes tínhamos apenas as lojas físicas, mas como tantos outros setores, precisamos nos reinventar com a pandemia e desenvolvemos o modelo de franquia virtual, que hoje representa a maior parte das operações”, afirma.

De fato. Das 324 totais, apenas 13 possuem lojas físicas, 262 são no formato chamado home based e o restante (49) são híbridas.

Marcio Santin: ao todo a Blue Sol soma 324 operações em todo o País | Crédito: Divulgação/ Blue Sol Energia Solar

O modelo de negócios inicial é a Franquia Next, que tem investimento de R$ 25 mil e operação home based, portanto, não é necessário contratar colaboradores ou ter um ponto comercial para o desenvolvimento das atividades.

Santin explica que o franqueado deve se dedicar exclusivamente ao relacionamento com os clientes, à comercialização dos sistemas fotovoltaicos, administração da franquia e inspeção técnica dos locais onde os sistemas serão instalados.

“Nós ficamos responsáveis pela engenharia e desenvolvimento do projeto, instalação dos sistemas de energia solar, homologação e conexão à rede elétrica”, completa.

Ele também ressalta que o franqueado recebe treinamento – presencial e on-line – diretamente da Universidade Blue Sol, totalmente embasado na metodologia da marca. Para potencializar o início das atividades, recebem, ainda, suporte especial da franqueadora para realização das prospecções de clientes. E a empresa reinveste até 100% da taxa de franquia em ações para beneficiar a própria unidade.

Atuação da Blue Sol com energia solar

A Blue Sol Energia Solar foi fundada em 2009 fazendo projetos, importando, distribuindo e revendendo equipamentos para sistemas fotovoltaicos.

Observando o mercado, os sócios entenderam que poderiam contribuir muito para o desenvolvimento do setor. Foi então que, em 2011, passaram a oferecer cursos para capacitação de profissionais interessados em atuar no mercado solar.

No fim de 2016 entrou para o mercado de franchising e hoje atua com capacitação, desenvolvimento de projetos e instalações.

Por fim, vale dizer que a Blue Sol Energia Solar anunciou, em 2021, acordo de investimento com a EDP Brasil. Por meio da EDP Ventures Brasil, a EDP adquiriu participação de até 40% da empresa pioneira no segmento de energia solar.

Sobre o autor

Mara Bianchetti

Editora do Diário do Comércio. Graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, com especialização em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo UniBH. Premiada entre os jornalistas mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marabianchetti/

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas