Negócios

Reserva de hotéis no Brasil registra avanço em 2023

Preferência para praias e resorts, segundo estudo da travel tech Maxmilhas
Reserva de hotéis no Brasil registra avanço em 2023
Vista parcial da zona sul da cidade com a lagoa Rodrigo de Freitas e as praias de Ipanema e Leblon. | Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

Dentre os 10 destinos mais procurados nos quatro primeiros meses de 2023, destacam-se praias e resorts. É o caso de Rio de Janeiro (RJ), Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Natal (RN) Ipojuca (PE), Fortaleza (CE) e Florianópolis (SC). Os dados também revelam aquecimento no setor, com sete vezes mais reservas no período quando comparado ao ano anterior. Os números constam no levantamento da Maxmilhas – travel tech que oferece formas inteligentes para a pesquisa e compra de passagens aéreas promocionais, hotéis e pacotes de viagem.

Além das praias, os resorts são alguns dos destaques desses destinos citados e, junto às paisagens extraordinárias, proporcionam muita infraestrutura e comodidade com piscinas, área de lazer, SPA, comidas e bebidas à vontade, entre outros serviços. Também entraram no top 10 alguns destinos turísticos consagrados, como São Paulo (SP), Gramado (RS) e Foz do Iguaçu (PR).

O levantamento da Maxmilhas revela a preferência por praias no primeiro quadrimestre do ano e consolida o Nordeste como a região mais buscada pelos viajantes brasileiros no período. Também indica que as viagens nacionais não estão focadas apenas nas grandes capitais, uma vez que Porto Seguro (BA), Gramado (RS), Ipojuca (PE) e Foz do Iguaçu (PR) aparecem na lista.

Top 10 destinos:

1 – Rio de Janeiro (RJ)
2 – São Paulo (SP)
3 – Porto Seguro (BA)
4 – Gramado (RS)
5 – Maceió (AL)
6 – Natal (RN)
7 – Ipojuca (PE)
8 – Foz do Iguaçu (PR)
9 – Fortaleza (CE)
10 – Florianópolis (SC)

Após um longo período de incertezas por conta da crise causada pela Covid-19, a hotelaria voltou a atingir resultados significativos. Na Maxmilhas, o crescimento no número de reservas nos primeiros meses do ano foi de 752% em relação a 2022.

O resultado positivo também é observado ao redor do mundo. Abril marcou a recuperação total das viagens desde a pandemia segundo a Skift Travel Health Index, ferramenta desenvolvida pela Skift Research para acompanhar o desempenho da indústria de viagens e que usa 84 indicadores de viagens com dados de 22 parceiros.

O índice global está atualmente em 101, 2 pontos percentuais acima do mês anterior e acima do último patamar alcançado em 2019. Na América Latina a pontuação da Skift Travel Health Index é ainda melhor, sendo a região global com maior resultado.

“O crescimento do nosso setor de hotéis é reflexo do momento do turismo e de uma série de estratégias internas para promover uma boa experiência de pesquisa e compra na nossa plataforma. O viajante brasileiro tem buscado destinos que proporcionem as experiências que estavam restritas no período pandêmico e que agora, felizmente, podem ser vividas ao máximo”, comenta o Diretor de Hotéis da Maxmilhas, Andrea Mattei.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas