Festival das Montanhas e Águas em Acuruí

Com o tema Mãe D’Ouro, lenda regional ligada à história do ouro, o distrito de Acuruí, pertencente a Itabirito, na região Central do Estado, apresenta de sexta a domingo a segunda edição do Festival Das Montanhas e Águas de Minas.
Entre as atrações estão a mineira de Sete Lagoas, Paula Fernandes, ganhadora de dois Grammys Latinos, com mais de seis milhões de álbuns vendidos; o violeiro Guito, cantor, compositor e ator, revelação nacional com a novela Pantanal, representando o personagem Tibério, e a tradicional banda de forró pé-de-serra, Chama Chuva.
Além do entretenimento, os três dias do Festival também são um convite à culinária raiz, oficina gastronômica e muito artesanato local: enfim, uma programação imperdível para todas as famílias e para as crianças que terão à disposição rua brincante e teatro infantil.
Segundo a organização, o Festival Das Montanhas e Águas de Minas procura resgatar e valorizar as raízes culturais dos vilarejos por meio de apresentações de vertentes musicais ligadas à viola caipira, com orquestras, trios e bandas, oportunizando espaços para músicos locais, de Itabirito e região, em sua programação.
Visando a valorizar ainda mais as riquezas naturais de Acuruí e arredores, o Festival Das Montanhas e Águas de Minas contará ainda com caminhada e pedalada ecológica, com inscrições gratuitas no site www.montanhaseaguasdeminas.com.br.
No evento também estão sendo debatidos assuntos como ecologia e economia criativa, por meio da realização de oficinas que se iniciaram em 20 de maio.
“Mais uma vez estamos em Acuruí, uma região rica em costumes e história, para promovermos o resgate da cultura de um povo que tem muito a contar. E mais ainda: reunir num mesmo espaço poesia, música, artesanato, gastronomia e literatura”, destaca o coordenador do Festival, produtor cultural Rud Carvalho.
O Festival Das Montanhas e Águas de Minas conta com apresentação do Grupo Avante e da Ferro Puro Mineração, patrocínio da Jaguar Mining, Eletrobras Furnas e Prefeitura de Itabirito – Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo – e apoio da Flapa/Mascarenhas e Barbosa e Metlo, por meio das Leis Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Rouanet art. 18. Tem a coordenação do produtor cultural Rud Carvalho. A realização é da Associação Livre de Cultura e Esporte, e a produção da New View Entretenimento e Comunicação.
Ouça a rádio de Minas