Governadores do Sudeste e Sul firmam acordo para formalizar Cosud

O 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) teve início, nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, com a abertura do evento na Sala Minas Gerais, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. No evento, que conta com a participação de governadores do Sul e Sudeste, foi assinado o protocolo de intenções entre os estados que vai permitir a criação de projeto de lei com o objetivo de constituir o consórcio. O documento foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB).
Durante a cerimônia de abertura, o governador Romeu Zema destacou a importância econômica dos sete estados que formam o consórcio – Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Se tem estados que podem contribuir para esse País dar certo, eu diria que são esses sete estados. Diferente da grande maioria, há uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio emergencial, são estados onde há um setor produtivo muito mais dinâmico”, diz.
Criado em Belo Horizonte, no dia 16 de março de 2019, o consórcio tem como objetivo principal consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais.
O tema central do encontro desta vez é a geração de emprego e renda. A programação, que segue até sábado (3), prevê novas rodadas de discussões e avanços em grupos de trabalho. Esta edição marca, também, o avanço para uma nova fase, com perspectiva de formalização do consórcio.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Corrida presidencial 2026
Um dos assuntos que deve ser tratado durante o encontro é a disputa presidencial de 2026. O governador Romeu Zema (Novo), disse, durante o “Café com o Governador” na Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), no fim de abril, que os governantes dos sete estados do Sul e Sudeste trabalham em conjunto por um nome para a próxima eleição.
No dia 18 de maio deste ano, o chefe do Executivo de Minas Gerais disse não estar nos seus planos ser presidente do Brasil. Entretanto, ele deu a entender que, se for convidado para ser candidato, não recusará o convite.
As declarações foram feitas durante a participação de Zema no MB Experience 2023. O evento, que aconteceu na capital mineira, foi promovido pela assessoria de investimentos Monte Bravo e reuniu especialistas renomados para debater as perspectivas do cenário político e econômico.
Ações
No último dia 19 de maio, os governadores do Sul e Sudeste se encontraram com o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira (PP-AL), no Rio de Janeiro, para falar sobre a reforma tributária, que segundo ele vai ser votada em plenário da Casa ainda neste semestre, logo após a votação do arcabouço fiscal.
Durante a reunião do Cosud, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que o consórcio é favorável à ideia de uma reforma na qual os estados podem colaborar. “Fundamental para o Brasil, mas também achamos que há posições onde os estados podem, sim, colaborar. Isso porque cada decisão que for tomada lá em Brasília depois acaba mexendo no dia a dia de quem está governando”, disse.
Ouça a rádio de Minas