Leia os destaques do agro nesta terça-feira (13/06)

Colheita de milho 2ª safra
Os agricultores brasileiros colheram 2,2% da área plantada da segunda safra de milho na região Centro-Sul até a última quinta-feira, representando um aumento de 0,8 ponto percentual em relação à semana anterior, disse ontem a consultoria AgRural. Na mesma época do ano passado, 6,6% dos campos brasileiros de milho haviam sido colhidos, disse a AgRural, observando que o trabalho de campo continua concentrado no Mato Grosso, principal produtor de grãos. A consultoria espera que a safra total de milho do Brasil atinja um recorde de 127,4 milhões de toneladas nesta temporada. A chamada “safrinha” responde pela maior parte da produção do País.
ABS adquire Figueira Rico
A empresa ABS divulgou ontem que adquiriu 33% do touro Figueira Rico, número 1 da raça girolando 5/8, com GPTA Leite de 2.396 kg. O touro foi arrematado por R$ 297 mil, juntamente com Rafael Carneiro (RCS Agropecuária) e Wander Divino (Workshow), durante o leilão Estrelas da Megaleite, na terça-feira (6). O novo reprodutor da bateria ABS é filho de Rico Canela Bourbon em Figueira FI, vaca que tem lactação vitalícia de 45.517,68 kg e PTA Leite de 1.488, com 16.908 kg de leite na 1ª lactação.
Antonione gir leiteiro
A ABS também informou ontem que foi destaque no Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL). Com GPTA Leite de 922 kg, o touro Antonione lidera as predições genômicas da produção de leite e idade ao primeiro parto dos touros do 32º grupo do teste de progênie do PNMGL. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro e Embrapa, na última quarta-feira (7), durante a Megaleite. Antonione é fruto da reconhecida seleção genética da Fazenda São José do Can Can.
Exportações de soja
A exportação de soja do Brasil até a segunda semana de junho registrou média diária de 768,3 mil toneladas, alta de 61,5% ante o registrado na média do mesmo mês completo de 2022, informou ontem a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O volume embarcado de soja no acumulado do mês até a segunda semana somou 4,6 milhões de toneladas, versus 9,99 milhões de toneladas em junho completo do ano passado, segundo a Secex.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas