Economia

Estado tem 5,2 mil voos programados no 3º trimestre

Saiba quais são os estados do País com as maiores movimentações de viagens para a época, que abre oficialmente o período das férias
Estado tem 5,2 mil voos programados no 3º trimestre
Crédito: Adobe Stock / BH Airport

A malha aérea de Minas Gerais tem 5.239 voos programados para o terceiro trimestre de 2023. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), essa programação representa aproximadamente 4,19% do volume de voos nacionais para o mesmo período deste ano, cujo total é de 124,8 mil voos.

Para o levantamento da quantidade de viagens esperadas, a associação consultou as companhias aéreas Abaeté, Gol, Latam, Rima e VoePass.

As viagens previstas pela entidade para Minas Gerais representam também o sétimo maior mercado aéreo do País para o período. A título de comparação, São Paulo tem 45.413 voos estimados, enquanto o Rio de Janeiro aparece em segundo, com 13.740 viagens. Em terceiro, surge o Distrito Federal com 11.333 viagens. Na sequência, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul contam com estimativa de 5.990, 5.722 e 5.299 voos, respectivamente.

O Estado mineiro, em sétimo, ultrapassou o Ceará e Pernambuco, fortes destinos litorâneos de férias, que preveem 3.628 e 3.290 operações, respectivamente.

Cenário de viagens por regiões do País

Por ser um período de alta temporada, os dados regionais também foram avaliados pela associação. A região Sudeste do País tem o principal destaque, com mais de 66,9 mil voos de julho a setembro. Em segundo, com mais de 20,6 mil voos, aparece a região do Nordeste. Em solo nordestino, os principais mercados são formados pela Bahia com 7.813 voos, Ceará com 3.628 e Pernambuco com 3.290 viagens.

O Sul do Brasil é a terceira região com maior intensificação da malha aérea para o terceiro trimestre deste ano, com mais de 17 mil operações. Na sequência, o Centro-Oeste do Brasil possui 15,7 mil voos confirmados, com mais de 70% das operações centralizadas no Distrito Federal.

Por último, aparece o Norte do País, com 4,5 mil voos programados para a temporada. Nesta região está Roraima, estado brasileiro com a menor quantidade de voos do País, cerca de 160 programações.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas