Food service ganha atenção do Apoio

Após passar por momentos críticos durante a pandemia da Covid-19, quando cerca de 300 mil estabelecimentos alimentícios foram fechados no País, o mercado de alimentação fora de casa volta a crescer. De acordo com o Instituto Food Service Brasil, o primeiro trimestre de 2023 obteve tráfego análogo de clientes consumindo em restaurantes, com relação ao mesmo período de 2019. Sinal de que o food service está em fase de recuperação e de volta ao radar de grandes marcas, como do Apoio Mineiro.
“Nossas pesquisas apontam que o setor está carente de uma operação realmente eficiente, que consiga suportar seu crescimento. Focados em ocupar esse espaço, há 10 meses demos início a um movimento para nos organizarmos internamente e nos tornarmos a solução completa para esse mercado”, afirma o diretor do Apoio Mineiro, cash &carry do Grupo Supernosso, Epifânio Parreiras.
Segundo ele, o primeiro passo foi a contratação de um consultor, que reavaliou todo o mix de produtos das 20 lojas do Apoio (sendo 19 delas na Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH e uma na cidade de Curvelo) e todo o nosso processo de vendas da marca. O primeiro passo foi a definição de público-alvo no entorno das lojas, a fim de agregar itens que fossem pertinentes à cada região. Hoje, são mais de 900 itens para atendimento direto e outros quase mil de atendimento amplo, mas pertinentes ao food service.
O cash &carry também contratou uma equipe exclusiva para atendimento ao setor. E ainda oferece diferenciais como a possibilidade de atendimento em diversos canais, como o e-commerce; Clique Retire; televendas; o balcão da Ceasa ou por meio de nossos vendedores exclusivos”, afirma o executivo.
Parreiras aponta ainda outros benefícios que fortalecem o propósito do Apoio, de facilitar o abastecimento de lares e negócios e que são importantes no novo momento do atacarejo. Entre eles o NossoPay, cartão de crédito da marca, que aumenta o poder de compra do cliente, além de ser uma ferramenta bastante eficaz no quesito fidelização.
Com o cartão, o cliente pode parcelar sua compra em até três vezes sem juros. E, caso esteja comprando produtos dos setores de Bazar e Adega, poderá dividir por até 10 vezes, além de preço de atacado, mesmo para compra de pequenas quantidades e cashback em produtos identificados nas gôndolas. “Só o Apoio tem cashback no atacado e isso é um diferencial significativo para nossos clientes”, destaca Parreiras.
Minas é o 2º maior – Hoje, o setor de alimentação fora de casa já é responsável por 2,9% do PIB brasileiro, alcançando cerca de 1,5 milhão de estabelecimentos em todo o País e respondendo por quase 80% do faturamento de pequenos e médios negócios no Brasil. E Minas já é o segundo maior em termos de negócios como restaurantes, cafeterias, bares, lanchonetes, serviços de buffet, food trucks, serviços de entrega de alimentos (delivery), catering, refeitórios corporativos, hospitais, escolas, entre outros. Operações que podem variar desde estabelecimentos de pequeno porte até grandes redes de restaurantes e franquias.
Já o mercado de alimentação (restaurantes e afins) no Brasil, tem por volta de um 1,3 milhão de estabelecimentos, servindo refeições em diversos momentos da jornada de consumo. Desses, quase 91 mil estão em Minas Gerais, com 22.158 estabelecimentos na RMBH. Aqui, não estão sendo consideradas padarias, que também servem refeições, porém são um mundo à parte dentro do mercado de food service.
Grupo Supernosso
Com 82 anos de atuação, faturamento de R$ 3,40 bilhões e 10 mil colaboradores, o Grupo Supernosso está entre os 25 maiores no Brasil, de acordo com ranking da Abras. Para este ano, a expectativa de faturamento é de R$ 4 bilhões. E, até 2030, o grupo planeja triplicar o tamanho da empresa, com expansão de lojas para o interior de Minas e outros estados.
Em consonância com a proposta de proporcionar mais comodidade aos clientes, o grupo aposta fortemente em omnicanalidade. Hoje, conta com 72 lojas físicas em Belo Horizonte e na região metropolitana, sendo 40 unidades Supernosso, a rede de supermercados premium; 12 lojas de proximidade, lojas menores com foco em conveniência, com a bandeira Momento Supernosso e 20 atacarejos com a marca Apoio Mineiro. Além do Super Nosso.com, canal de vendas on-line do Supernosso e o Apoio Entrega, canal de vendas on-line do Apoio Mineiro, que conta com os aplicativos Clube Supernosso e Clube Apoio. Ainda fazem parte do grupo 250 minilojas de conveniências em condomínios de Belo Horizonte, região metropolitana de Brasília (DF) e o Orgânicos do Chico, canal de vendas on-line de produtos orgânicos.
Também integram o Grupo uma indústria, a Raro Alimentos, que manipula carnes e frios com SIF para atender às lojas do Grupo; uma infraestrutura completa de panificação, que produz pães artesanais e alimentos prontos de marca própria para venda nas lojas. E a distribuidora especializada Decminas – eleita pela Abad por cinco vezes consecutivas como a melhor distribuidora de produtos industrializados de Minas Gerais – que atende mais de 800 municípios mineiros.
Ouça a rádio de Minas