Negócios

Confira destaques do mundo dos negócios!

Confira, a seguir, as principais informações publicadas na coluna 'Curtas', da seção de Negócios, do Diário do Comércio
Confira destaques do mundo dos negócios!
3 Palavrinhas é o novo embaixador da ONG Visão Mundial | Crédito: Divulgação / 3 Palavrinhas

Coca-Cola Femsa Brasil conquista premiação

Maior fabricante de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, a Coca-Cola Femsa Brasil é uma das vencedoras do Troféu Gente Nossa 2023, premiação que homenageia os fornecedores do varejo supermercadista em Minas Gerais. Neste ano, a companhia foi destaque nas categorias “água mineral” e “bebidas não alcoólicas”. O Troféu Gente Nossa é um reconhecimento à busca de resultados e de soluções para o varejo protagonizada pela Coca-Cola Femsa Brasil. A empresa foi eleita por meio de votação dos supermercadistas vinculados à Associação Mineira de Supermercados (Amis), considerando critérios, como relação comercial com os clientes, atendimento, pontualidade na entrega e participação de mercado. Em Minas Gerais, a empresa atende cerca de 93 mil clientes e mantém 2.600 colaboradores diretos em 11 cidades: Belo Horizonte, Betim, Divinópolis, Ipatinga, Itabirito, João Monlevade, Juiz de Fora, Mariana, Santa Rita do Sapucaí, Sete Lagoas e Três Corações.

Emccamp anuncia empreendimento misto

Novo, moderno e central, o bairro Estoril, região Oeste de Belo Horizonte, tem atraído cada vez mais investimentos. A grande novidade agora é da Emccamp Residencial, que chega ao local com um empreendimento para atender às demandas de quem está em busca de apartamentos de dois quartos, com suíte, mas também é ideal para famílias maiores ou casais que procuram um apê de três quartos, suíte e opções de duas vagas de garagem. O Brizze Estoril vai aliar tudo isso à localização privilegiada, ampla área de lazer, incluindo academia completa, salão de festas, churrasqueira e áreas de convivência para os futuros moradores. Com um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 106 milhões, o empreendimento chega com excelentes expectativas de vendas. O empreendimento misto terá 192 unidades residenciais e a fachada será composta pelo Plaza Brizze, com oito lojas para complementar o comércio local. Haverá vagas de garagem residenciais e também para a área comercial.

3 Palavrinhas é o novo embaixador da ONG Visão Mundial

O projeto 3 Palavrinhas, marca infantil que há mais de 10 anos está entre os canais mais populares do Youtube, é a nova embaixadora da ONG Visão Mundial, organização humanitária cristã presente em 100 países e que atua por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. No Brasil desde 1975, só em 2022 a ONG beneficiou mais de 6.8 milhões de crianças e adolescentes. Para esse início de parceria, 3 Palavrinhas e Visão Mundial irão promover em julho uma série de vídeos para celebrar a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os conteúdos têm o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos fundamentais das crianças. O primeiro da série foi lançado neste domingo, dia 2, e pode ser assistido nas mídias sociais de ambas as marcas. A campanha ainda terá ações de caridade em São Paulo e em Fortaleza, onde a Visão Mundial lidera vários projetos.

Preço dos remédios tem alta de 6,66% em maio

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o IPM-COM (Índice de Preços de Medicamentos no e-Commerce) apresentou alta de 6,66% em maio na comparação com abril de 2023. O estudo envolve os remédios mais procurados pertencentes a nove diferentes grupos e comercializados em 6 grupos farmacêuticos com atuação por meio de e-commerce. Os antigripais foram os medicamentos que registraram o maior aumento de preço, 21,76%. Curiosamente, este grupo obteve o maior recuo (-14,36%) no mês anterior. Na segunda colocação está o grupo dos anti-histamínicos (13,18%), seguido dos anticoncepcionais (7,31%). Na sequência estão analgésicos (7,26%), anti-hipertensivos (6,58%), relaxantes musculares (4,30%), antidiabéticos (2,09%) e antissépticos (1,68%). O único grupo que apresentou queda foi o dos antiparasitas, -34,04%. A alta acentuada nos preços dos medicamentos registrada pela Precifica difere bastante no percentual divulgado pelo IBGE, mas segue a mesma tendência de aumento. Segundo o órgão do governo, o item “Produtos Farmacêuticos” registrou alta de 0,77% em maio de 2023 na Região Metropolitana de São Paulo. Nacionalmente, os produtos farmacêuticos registraram alta de 0,89%. Deve-se considerar que a medição feita pelo IBGE envolve análise de preços em grupos de medicamentos não monitorados pelo índice da Precifica. Daí a diferença percentual entre o IPCA e o IPM-COM.

Timbro inaugura escritório na capital mineira

A Timbro, plataforma brasileira de negócios e comércio internacional, inaugura seu escritório na cidade de Belo Horizonte. Com foco na aviação, o novo endereço está localizado no Aeroporto da Pampulha e funcionará como base local para as operações da empresa. A abertura foi motivada pelo crescimento dos negócios da Timbro no mercado mineiro. A equipe usará o espaço para desenvolver projetos com clientes de setores como importação de aeronaves, distribuição de minério e exportação de commodities agrícolas. Este será o segundo escritório da empresa em Minas Gerais – o outro, focado em café, fica em Varginha, no Sul de Minas. A escolha pelo Aeroporto da Pampulha se dá pela relevância do mercado mineiro para o setor de aviação executiva. Em 2022, a Timbro registrou o melhor resultado da companhia em volume de negócios na importação de aeronaves, crescendo 161%, ante 2021.

InovAtiva promove evento de ativação regional em Belo Horizonte

O InovAtiva Brasil, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no Brasil, está com inscrições abertas para o “Conexão InovAtiva: Acelera, Belo Horizonte!”, edição dos eventos de ativação regional na capital mineira. Voltado para empreendedores, colaboradores de empresas tradicionais e estudantes, o encontro será gratuito, no dia 12 de julho, e os interessados podem se inscrever pela plataforma até dia 11 de julho. Organizados dentro das iniciativas estratégicas do InovAtiva, os eventos de ativação regional têm o objetivo de entregar “um café da manhã de oportunidades” do ecossistema local de inovação para a comunidade de startups divulgando os Ciclos de aceleração InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental, assim como outras iniciativas locais, proporcionando momentos de conexão e exposição de cases de startups e promover a conexão entre os presentes. O evento ocorrerá das 8h30 às 12h, no Auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), na região Oeste, e contará com a presença, além de representantes do Sebrae, do Impact Hub Brasil, do governo de Minas Gerais e organizações como o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), Fundep Participações (Fundepar), do Hub de inovação Aberta da Arcelor Mittal (AçoLab) e do Raja Ventures, para compartilhar suas experiências e oportunidades para o ecossistema local.

Aeroporto de Uberaba inicia operação da Gol com voo para Congonhas

A empresa aérea Gol inaugurou suas operações no Aeroporto de Uberaba – Mário de Almeida Franco, em Minas Gerais, com um voo direto para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Serão três frequências semanais. Às terças e quintas-feiras, o voo parte às 12h30 de São Paulo e chega a Uberaba às 13h40. No sentido inverso, decola às 15h50 e pousa às 17h05. Aos domingos, decola de Congonhas às 12h35, chegando ao destino às 13h45. No retorno, parte às 14h50 e aterrissa às 16h00. A rota será operada com aeronaves a jato, modelo Boeing 737, para até 186 passageiros. O superintendente do Aeroporto de Uberaba, Lélio Baldo, destaca que a Infraero disponibilizou e organizou espaços, estrutura e adotou os procedimentos necessários com a Agência Nacional de Aviação Civil para possibilitar a chegada de mais uma empresa aérea ao terminal.

E-Festival Sebrae está de volta a BH

Seis a cada 10 brasileiros sonham em empreender. De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM/2022), ter o próprio negócio voltou a ser o segundo maior sonho dos brasileiros. E para quem busca inspiração para abrir ou alavancar os negócios, o E-Festival Sebrae traz grandes nomes do empreendedorismo nacional e internacional para motivar os participantes a transformarem ideias em empreendimentos de sucesso. Com o tema “Busca de oportunidade e iniciativa”, a quarta edição do evento será realizada de 26 e 27 de julho, no Minascentro, em Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas pelo site efestival.sebraemg.com.br. Os dois dias do evento incluem 20 horas de conteúdo, mais de 30 palestrantes, painéis, talk show, experiências gamificadas e cases de sucesso, que estimulam a interação, a criatividade e a aprendizagem dos participantes. A programação do evento será divida em quatro grandes palcos temáticos que levam o nome do conjunto de características empreendedoras: Empreender (ligado aos desafios, superação e experiências), Planejar (abordagens que estimulam a pensar, perceber e agir para obter resultados no presente e futuro), Poder (temas que influenciam as pessoas a seguir e a trilhar o próprio caminho) e Realizar (focado no como fazer acontecer). O E-Festival Sebrae é uma realização do Sebrae Minas com o apoio da CDL/BH. A expectativa é que o evento supere o público de 700 pessoas da última edição.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas