Zema empossa Gustavo Valadares como novo secretário de Governo

O governador Romeu Zema (Novo) nomeou Gustavo Valadares como o novo secretário de Estado de Governo durante cerimônia realizada nesta terça-feira na Cidade Administrativa. O evento contou com a presença de secretários, deputados estaduais, federais e prefeitos mineiros.
Destacando a importância dessa nomeação, o governador Zema expressou sua satisfação em trabalhar com um secretário que anteriormente ocupava o cargo de líder do Governo de Minas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em sua fala, Zema enfatizou a importância de Gustavo Valadares e que o mesmo será estratégico para a melhoria dos trabalhos desenvolvidos no Estado.
“Temos uma grande missão pela frente e tenho certeza de que sua participação será de extrema importância”. Ele ainda acrescentou: “Costumo dizer que ninguém faz nada sozinho. Se o nosso Estado teve melhorias desde o início do meu mandato, foi porque todos trabalhamos juntos”, disse Zema.
Enfatizando a união, o secretário Gustavo Valadares expressou gratidão ao governador pela confiança e garantiu que as portas da Secretaria de Estado de Governo (Segov) estarão abertas aos políticos. Ele ressaltou a necessidade de trabalhar em conjunto com um governo responsável, composto por pessoas competentes, sob a liderança de um homem íntegro, para transformar o Estado em uma referência em gestão pública no País.

Valadares também reconheceu as experiências adquiridas durante seus 20 anos atuando como deputado estadual e agradeceu aos colegas por suas contribuições. “Cada dia que eu vivi naquele parlamento me ensinou muito. Eu quero aproveitar todo o aprendizado para falar que eu assumo a pasta de secretário com um pouquinho de cada um dos colegas parlamentares, em especial o presidente Tadeuzinho, a mesa diretora e os líderes do governo e da oposição”, disse.
Gustavo Valadares falou também sobre o interesse em dar encaminhamento aos planos de privatização do governo estadual. O secretário, porém, não estabelece uma hierarquia ao debater as empresas e destaca que as mesmas possuem máxima importância.
“O governo tem a sensibilidade de entender que nós não podemos fazer tudo de uma vez. Uma delas, que será estatal, vai ser encaminhada por primeiro, mas ainda não definimos qual será. A ideia é que a gente tenha esse norte das privatizações como algo importante para o segundo semestre. É preciso que a gente vista essa camisa e que comece com coragem a discutir as privatizações com responsabilidade e temperança, sem dar o passo maior que as pernas. Mas são projetos que precisam ser tratados ainda neste ano”, completou o novo secretário.
Quem é Gustavo Valadares?
Gustavo Valadares, natural de Belo Horizonte, atuou como deputado estadual por seis mandatos consecutivos em Minas Gerais. Antes de assumir o cargo de secretário de Estado de Governo, ele foi líder do governo na ALMG, tanto em seu primeiro mandato, de 2021 a 2022, como quanto atualmente. Ele é graduado em Direito e é visto nos bastidores como um possível nome herdeiro político do governo Zema, por apresentar habilidade em negociações e tom conciliador em discursos.
Ouça a rádio de Minas