Uberlândia fecha acordo de R$ 100 mi com a Caixa para obras em saneamento

A Prefeitura de Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro, firmou um acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF) visando a investimentos acima de R$ 100 milhões da linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa III) em obras que beneficiarão diversos bairros da cidade.
O contrato foi assinado nessa segunda-feira (10) pelo prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, no auditório do Centro Administrativo Municipal. Durante o evento, o prefeito ainda ressaltou o fato de a cidade ser uma referência nacional e a melhor de Minas Gerais em saneamento básico.
“Isso não sou eu quem diz. Está lá em um dos mais importantes rankings do setor, o Trata Brasil, e também no dia a dia do nosso povo. E queremos que esse benefício, essencial para a qualidade de vida e desenvolvimento de Uberlândia, continue. É fazendo no presente que nos preparamos para o futuro. É assim que se avança e não podemos parar”, declarou.
Ele também assinou uma ordem de serviço para execução de uma nova adutora de interligação entre a Câmara de Transição do Sistema Capim Branco e o Centro de Reservação Alvorada.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Além de outras três ordens para obras que serão executadas com recursos obtidos pelo Finisa e contrapartida do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Serão construídos dois troncos coletores de esgoto e uma adutora.
O acordo prevê a execução de uma nova adutora, que vai interligar o Centro de Reservação Santo Inácio ao Centro de Reservação Canaã com extensão aproximada de 3,2 mil metros. Dessa forma, a capacidade de abastecimento de água de bairros como Jardim Panorama, Monte Hebron e Pequis será ampliada.
Já no caso da coleta e tratamento de efluentes, haverá uma ampliação de 17,4 mil metros na rede de esgoto. Esse aumento ocorrerá por meio da construção de um coletor tronco instalado no Córrego do Óleo na zona Oeste, um coletor tronco na avenida Rondon Pacheco e outro na zona Sul.
Os bairros a serem atendidos com essa ampliação serão aqueles localizados na região do São Jorge e Élisson Prieto (Glória) à região dos bairros Shopping Park, Copacabana e Tabajaras. A licitação das obras será realizada pela Secretaria Municipal de Obras.
O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Renato Rezende, ressaltou que o objetivo é atender de forma sustentável à demanda atual e futura do crescimento populacional da cidade. Além de proporcionar qualidade de vida, preservação ambiental e desenvolvimento econômico.
Obras possíveis a partir do contrato
Entre as obras que serão possíveis a partir da assinatura deste novo contrato estão os coletores na avenida Rondon Pacheco/Centro de Tecelagem/Praia; no Córrego do Óleo; na região Sul; além da Adutora de Água Tratada – Santo Inácio/Canaã. Todos com financiamento da Caixa/Finisa e contrapartida do Dmae.
Ouça a rádio de Minas