Economia

IPCA-15 sobe 0,10% em julho na Região Metropolitana de BH

Já no acumulado do ano, o índice registrou avanço de 3,79%
IPCA-15 sobe 0,10% em julho na Região Metropolitana de BH
O resultado foi puxado, principalmente, pelos produtos e serviços ligados às despesas pessoais | Crédito: Arquivo/Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) registrou alta de 0,1% em julho.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira.

Dessa forma, a prévia da inflação na Grande BH repete o desempenho apresentado no mês de junho (0,1%).

O resultado foi puxado, principalmente, pelos produtos e serviços ligados às despesas pessoais, que tiveram avanço de 0,92%.

Outros destaques na região foram os artigos de residência, com alta de 0,53%, e os grupos de vestuários e transportes, ambos com elevação de 0,46% no período.

Por outro lado, o grupo de alimentação e bebidas registrou a maior redução no índice, com queda de 0,64%. Além deste, comunicação (-0,15%) e saúde e cuidados pessoais (-0,07%) também contribuíram para segurar o avanço do indicador na RMBH.

Acumulados

A variação acumulada em 12 meses ficou em 2,77% na região. Enquanto o acumulado do ano fechou em alta de 3,79%, a mais elevada entre as capitais analisadas. Tendo como principal responsável o grupo de habitação, que registrou uma variação positiva de 7,77% em 2023.

Já os grupos de produtos e serviços ligados à alimentação e bebidas (-0,49%) e aos artigos de residência (-0,24%) foram os únicos a apresentarem deflação no acumulado do ano.

Cenário nacional

O IPCA-15 no Brasil fechou em queda de 0,07% em julho. Essa é a primeira vez, em dez meses, que o indicador registra deflação. Já no acumulado do ano, o índice nacional registrou variação positiva de 3,09%, 0,7 p.p. abaixo do observado na Grande BH.

Enquanto no acumulado em 12 meses, o avanço foi de 3,19%, 0,42 p.p. acima do registrado na região metropolitana.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas