CASACOR Minas é palco de lançamentos

Visitar a 28ª edição da CASACOR Minas Gerais, considerado o maior evento do setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Estado, é ter a oportunidade de conhecer todos os lançamentos e novidades do mercado para o segmento. A cada ano, as empresas investem em trazer produtos, serviços e tecnologias capazes de revolucionar o nosso jeito de construir e também de morar. Um ponto que sempre ganha cada vez mais destaque dentro da programação da mostra é sustentabilidade, seguindo uma premissa nacional da marca de promover soluções voltadas para preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Parceiro oficial de sustentabilidade do evento, a Optpower é a empresa responsável pela geração e fornecimento de toda a energia elétrica utilizada na CASACOR Minas. Criada em 2010, a empresa mineira homologada junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vem trabalhando com os melhores equipamentos e fornecedores do mercado e tem como foco principal a geração de energia solar, considerada limpa e renovável.
A CASACOR Minas Gerais conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são Coral Tintas, Audi, Divinal e Detronic. O parceiro local de sustentabilidade é a Optpower. Entre os patrocínios locais, estão: Ooh Brasil, Gasmig, ArcelorMittal, F2 Construtora e Arthros Incorporadora. A mostra ainda conta com o apoio da Portinari, Sebrae, Mall Midia e da Guararapes.
A 28ª CASACOR Minas Gerais vai até dia 03/09, na Casa Ferolla (Rua São Domingos do Prata, 631). Ingressos disponíveis no site (www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento.
Casa Gasmig
Outra empresa do segmento de sustentabilidade que está aproveitando bem sua participação na CASACOR para demonstrar seu produto é a Companhia de Gás de Minas Gerais, a Gasmig. A empresa investiu no desenvolvimento da Casa Gasmig, projeto criado pela colaboradora e arquiteta Paloma Martins. A proposta é demonstrar as múltiplas aplicações do gás natural para residências, apresentando assim as inúmeras facilidades que seu uso pode oferecer. O gás natural possui uma série de vantagens, como queima limpa, ou seja, sem a geração de fuligem e também com menor emissão de CO², contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, dispensando tratamentos químicos de refinarias, que agridem o meio ambiente. No projeto da Gasmig ele é utilizado para acender a lareira, abastecer o cooktop, churrasqueira e forno da cozinha, também para aquecer a água do banho e torneiras. O público que passar pelo ambiente, que está localizado na parte de fora da casa, ou seja, pode ser visitado gratuitamente, poderá ver como o gás natural, também pode ser utilizado para aquecer pisos e paredes, deixando a casa mais confortável e aconchegante nas épocas de frio.


Sala da Lareira e Varanda
O uso de materiais naturais está cada vez mais em alta. Madeira, pedras, couro, tecidos naturais e outros elementos encontrados na natureza são protagonistas em diversos ambientes da mostra. Uma das novidades desta edição é o armário desenvolvido pela empresa Leform, especializada em planejados de alto padrão, para a Sala da Lareira e Varanda, ambiente assinado por Pedro Lázaro. Reunindo madeira, vidro, couro e metal, a peça inova ao utilizar o couro como revestimento interno do armário, com prateleiras metálicas. Outro destaque do ambiente é a exclusiva cortina em seda rústica amassada, com tecido fornecido pela Marie Camille.

Espaço Origem Minas e Galeria de Arte e Varanda
A ArcelorMittal, líder em aços no Brasil, participa de mais uma edição da CASACOR Minas. Além de patrocinadora oficial, a empresa investiu em mais de 2,6 toneladas de aço 100% reciclável para o evento. Serão vergalhões, telas, barras, perfis, cantoneiras, chapas e tubos aplicados em diferentes espaços da mostra, apresentando toda versatilidade do aço para a construção e arquitetura. Entre os ambientes que se destacam pela utilização criativa do aço estão: Varanda Café, de Adriana Gouvêa, Tributo aos 20, de Estela Netto, Espaço Origem Minas 2023, de Cynthia Silva e também na Galeria de Arte e Varanda – Studio 44.



Restaurante O Chef e o Cabra, de Bethânia Nascimento
Outra empresa que apresenta novidades na CASACOR Minas é a Infinito Vidros, que lança o produto Corstone. Trata-se de um revestimento em vidro que pode ser usado em paredes, mesas, cubas e até portas. São 30 opções de cores e texturas, sendo 15 inspiradas em pedras preciosas e 15 em mármores. Todas podem ser utilizadas em versões opacas e translúcidas. No Restaurante O Chef e o Cabra, que tem projeto arquitetônico assinado por Bethânia Nascimento, o revestimento simula um quartzito e aparece em versão retroiluminada no balcão de bebidas. Outra novidade apresentada pela empresa é o vidro laminado com proteção solar. O material possui uma película que impede a entrada de raios solares, oferecendo ao ambiente maior conforto térmico e visual, evitando o ofuscamento. Por conta disso, são ideais para coberturas e fachadas. A utilização em espaços climatizados ajuda a reduzir o consumo de energia, proveniente do uso de ar condicionado. Esse material pode ser conferido nos pergolados dos ambientes Tributo aos 20, de Estela Netto, e chama a atenção também no Gourmet Alinde, da NB Arquitetura, e na casa de vidro que abriga o Espaço Origem Minas, da arquiteta Cynthia Silva.


Lobby Essência
A sustentabilidade também está presente no Lobby Essência, da Life Projects, de José Lourenço e Marina Figueiredo. Compreendendo bilheteria, lobby e o espaço Audi, o ambiente foi construído visando a máxima redução de resíduos durante a obra e ganhou uma bela composição de tecidos sustentáveis, fornecidos pela Ecosimple, uma indústria voltada para atender o mercado de Moda, Casa e Decoração.

Imersão Deca Janaina Araújo
Para criar o ambiente Imersão Deca, Janaina Araújo mergulhou num dos momentos mais prazerosos do dia: o banho. A proposta foi trabalhar com o portfólio de produtos da Deca, a patrocinadora oficial da CASACOR, incluindo itens de catálogo com alguns lançamentos da marca.

Hall da Escada e Sala de Jantar
A lojista Beatriz Maranhão, proprietária de uma loja que carrega seu nome, investiu em uma curadoria de peças de sua loja e acervo, assinadas por grandes nomes do design mundial na composição do Hall da Escada e Sala de Jantar. A começar pela Cabana, criação dos brasileiros Humberto Piva Campana e Fernando Piva Campana, mais conhecidos como os Irmãos Campana. A peça escolhida por Beatriz sintetiza bem a proposta de trabalho da dupla que conquistou reconhecimento mundial com peças que misturam arte e design. Outro ponto de destaque no ambiente está nas peças icônicas do francês Jean Prouvé e também das obras de arte de André Burian, que estão nas paredes e no tapete, que foi produzido pela Marie Camille reproduzindo telas do artista.

Ouça a rádio de Minas