Economia

Copasa lança campanha para incentivar pagamentos via Pix

A campanha prevê a doação de 70% da economia gerada à projetos socioambientais
Copasa lança campanha para incentivar pagamentos via Pix
O Pix é mais econômico se comparado com outras formas de pagamento | Crédito: Adobe Stock

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) lançou, no fim do mês passado, a campanha “Pix do Bem”, com o objetivo de incentivar os clientes a utilizarem essa modalidade de pagamento. Parte do montante arrecadado será convertido em doações para projetos sociais e ambientais em municípios mineiros.

As cidades que registrarem aumento na arrecadação via Pix serão beneficiadas por doações em dinheiro que deverão ser destinadas às iniciativas socioambientais da região.

Neste sentido, a campanha Pix do Bem irá premiar os três municípios de cada região ou unidade de negócios da Copasa com o melhor desempenho. O projeto vai até dezembro deste ano e será dividido em dois trimestres. Para a destinação do primeiro trimestre de campanha, o mês de base será junho deste ano. Já para o segundo trimestre, a data base será o dia 30 de setembro.

O gerente da unidade de serviço comercial da Copasa, André Luís de Andrade, adianta que os vencedores do primeiro e segundo trimestre serão anunciados até o sétimo dia útil de outubro e de janeiro de 2024, respectivamente, após a realização das apurações.

Mas a estatal ressalta que caso não haja nenhum aumento do crescimento de pagamentos por Pix, também não haverá destinação do recurso.

Os municípios selecionados deverão indicar um projeto social ou ambiental para receber a premiação. O projeto deve beneficiar comunidades locais na área de abrangência do município.

Dessa forma, os clientes da Copasa que optarem pelo pagamento via Pix, além de contar com mais agilidade e comodidade, também contribuirão para o desenvolvimento sustentável de seus municípios. “Não apenas estarão pagando suas contas de água de forma rápida e prática, mas também estarão unindo esforços para transformar a vida de muitas pessoas”, reforça o superintendente de Relacionamento com o Cliente da Copasa, Wallace Lúcio.

Premiação conforme a economia gerada

Já Luís de Andrade, lembra que os valores da premiação vão depender da economia gerada com a arrecadação via Pix, pois o montante doado às entidades será o equivalente a 70% do crescimento da economia da companhia com a modalidde de pagamento no período.

Ele explica que essa economia é resultado dos custos mais baixos do Pix quando comparado com aqueles realizados nas lotéricas, por exemplo. “Diante da economia, o valor gerado é repassado para essas entidades”, diz.

O gerente da unidade de serviço comercial da companhia também ressalta a necessidade de as entidades indicadas pelos municípios serem entidades civis, conforme está previsto na Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014.

Por fim, Lúcio destaca que a Copasa está ciente de seu papel na promoção do bem-estar da sociedade e na conservação do meio ambiente. “A campanha permite que cada conta de água paga seja mais do que um simples serviço, mas uma forma concreta de contribuir para causas significativas”, destaca.

Para mais informações sobre a campanha Pix do Bem, acesse o site da Copasa e leia a cartilha com orientações e regras do projeto.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas