Negócios

CASACOR Minas revela sinfonia criativa do setor

Evento contribui para a oxigenação do mercado, que é ávido por novidades
CASACOR Minas revela sinfonia criativa do setor
Crédito: Estúdio NY18

O público que visita a 28ª edição da CASACOR Minas Gerais em busca de inspirações e referências sobre o morar, tem a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de um time formado por arquitetos, designers de interiores, incluindo uma série de peças e produtos criados especialmente para cada um dos ambientes da mostra. É comum que arquitetos e designers sejam estimulados e até convidados por marcas para desenvolver desenhos e protótipos exclusivos para seus ambientes. Dessa forma, a CASACOR contribui para a oxigenação do mercado, que é ávido por novidades. É comum que, a cada edição da mostra, o mercado passe a contar com diversas soluções e novidades, criadas de forma despretensiosa, mas que acabam caindo nas graças do público e são lançadas pelas empresas envolvidas logo após a realização do evento. E esta edição conta com diversos exemplos de colaboração entre arquitetos, designers, fabricantes e lojistas.

Logo na entrada, no Lobby Essência, da Life projects, o público já é surpreendido com as criações do Cria Lab, estúdio criativo coordenado por José Lourenço. Entre os destaques, o banco Essência, construído com apenas dois materiais naturais: uma lâmina de madeira cumaru em formato orgânico que são interceptadas por 3 peças em travertino bruto, formando as bases.

Luminárias encantam e conquistam parcerias

Para a arquiteta Cynthia Silva, que participa da CASACOR Minas pela sexta vez consecutiva, criar peças exclusivas para seus ambientes é motivo de grande realização. Em 2018, quando projetou o Quarto Origem, ela desenhou uma banheira em pedra-sabão e toda a linha de mobiliário para o quarto de bebê.

O sucesso foi tanto que a coleção foi lançada comercialmente em parceria com uma loja do setor. A cada partir daí, ela sempre vem se dedicando à criação de peças autorais para seus ambientes. Para este ano, no Armazém Origem Minas, projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae, Cynthia Silva desenhou uma linha de luminárias em rami, que foram produzidas pela artesã Simone Oliveira, de Carangola (Zona da Mata). Integrante do programa Origem Minas, a artesã recebeu recentemente o Prêmio Top 100 de Artesanato, um concurso nacional promovido pelo Sebrae. A luminária está fazendo tanto sucesso que chamou a atenção da Templuz, será passará a comercializá-la em breve.

Crédito: Estúdio NY18

Sala de Aperitivos celebra estilo único

Na Sala de Aperitivos, de Dúnia Zaidan, a criatividade da arquiteta está na bancada, no escaninho de bebidas e também no tapete. Tudo foi desenhado por ela nesta releitura divertida e contemporânea do barzinho, um espaço que não podia faltar nas casas, e que agora surge com uma pegada totalmente contemporânea. Em forma de “grid”, com nichos repetitivos, as garrafas são dispostas de forma a criar um movimento de cheios e vazios. O tapete assimétrico desenhado pela arquiteta, foi desenvolvido pela Marie Camille.

Crédito: Jomar Bragança

Criatividade funcional invade quarto de bebê

No Quarto do Bebê, projeto assinado pelo escritório Moura Jabour, duas peças criadas pelos arquitetos chamam a atenção dos visitantes. A primeira delas é o cabideiro orgânico em metal, desenhado pelo escritório e produzido pela Boutique Férrea. O banco, dentro do box do banho, também é um desenho dos arquitetos e foi produzido com tampo em MDF fornecido pela Berneck, empresa integrante do Polo Moveleiro do Sebrae.

A Suíte Ócio, de Michele Alves, também conta com uma peça desenhada pela arquiteta. Trata-se da mesa de cabeceira que sai como se fosse um rasgo da marcenaria. Por conta disso, a peça recebeu esse nome, e surpreende pela execução.

Crédito: Gustavo Xavier
Crédito: Daniel Mansur

Banquetas “com ar de fazenda” roubam a cena

No espaço ÓCIO & OFÍCIO, de Luciana Garcia, um destaque que chama a atenção são as banquetas criadas por ela, inspiradas nos tamboretes de fazenda. Ao invés do couro, a autora trouxe a opção de assentos desenhados com tramas de algodão dispostas de forma geométricas em diálogo a arquitetura do espaço. “A trama remete ao fazer ancestral feminino de trançar fios em diversas superfícies enquanto o desenho do tamborete remete aos tempos interioranos do cotidiano nas fazendas”, destaca. Luciana Garcia. As peças estão sendo lançadas em parceria com o Estúdio Trama, que também está presente em outro ambiente da mostra, que é o Varanda Café, de Adriana Gouveia.

Crédito: Jormar Bragança
Crédito: Leca Novo

Espaço de fantasia e memórias

No ambiente “Hera uma Vez”, assinado por Laura Carvalho, algumas peças criadas pela arquiteta complementam com precisão o espaço que evoca uma atmosfera de fantasia e memórias. O recamier, em veludo de algodão, foi viabilizado por meio de uma parceria com a Amém Casa. Já as mesas em pedra natural (mármore, quartzo e granito), em diferentes cores e alturas, brincam com a espacialidade, agregando requinte e uma boa dose de ousadia. As mesas foram executadas em parceria com a Del Rei Pedras e estão fazendo tanto sucesso que também farão parte da linha de produtos da empresa.

Crédito: Osvaldo Castro
Crédito: Laura Carvalho

Ambiente intimista e fluido

Durante o processo criativo para a conceituação do Compact Office, um escritório intimista e acolhedor, o arquiteto Túlio Henrique investiu no desenvolvimento do projeto de uma mesa compacta, que tira partido do ambiente, tornando-se protagonista da cena. “A ideia foi quebrar a monumentalidade da forma, explorando o tampo com um ângulo mais aberto, trazendo mais fluidez e uma melhor circulação para o espaço”, define o arquiteto. A peça, confeccionada em quartzito Montblanc com acabamento fosco parece flutuar no ambiente.

Crédito: Túlio Henrique/Estúdio NY18

28ª edição vai até o dia 3 de setembro

A CASACOR Minas Gerais conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são Coral Tintas, Audi, Divinal e Detronic. O parceiro local de sustentabilidade é a Optpower. Entre os patrocínios locais, estão: Ooh Brasil, Gasmig, ArcelorMittal, F2 Construtora e Arthros Incorporadora. A mostra ainda conta com o apoio da Portinari, Sebrae, Mall Midia e da Guararapes.

A 28ª CASACOR Minas Gerais vai até dia 3 de setembro, na Casa Ferolla (rua São Domingos do Prata, 631). Ingressos disponíveis no site (www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas