Barbosa Mello inova com operação remota e construção modular

A Construtora Barbosa Mello (CBM) completou, em 2023, 65 anos de história. As primeiras décadas de vida da empresa nascida em Minas Gerais tiveram como foco o setor de obras viárias, mais precisamente a construção de rodovias e ferrovias, o que sustentou o início de seu crescimento. Com diversas mudanças ao longo do percurso, a companhia alçou novos voos e hoje também está presente nos principais projetos de mineração, aeroportos, indústrias e energia.
Especificamente neste ano, a estimativa da empresa é crescer entre 15% e 20% em comparação ao exercício passado, faturando cerca de R$ 1,5 bilhão. Esse contínuo progresso financeiro e de mercado é, sobretudo, acompanhado pela busca constante por uma entrega de qualidade, proporcionando uma solidez à companhia em termos de resultados e de capacidade para investir.
Segundo a vice-presidente corporativa da Construtora Barbosa Mello, Alícia Figueiró, a CBM tem investido fortemente em eficiência operacional, com soluções inovadoras e tecnológicas na área de engenharia. Também vem direcionando recursos nos pilares ESG, com práticas em prol da sustentabilidade ambiental e social e processos de governança corporativa. Além disso, está executando ações que promovem a inclusão, a diversidade e o bem-estar de seus colaboradores.
Ela destaca, por exemplo, que, nos últimos quatro anos, a companhia trabalhou em um projeto de equipamentos não tripulados para a realização de obras em áreas de risco, no qual os operadores controlam caminhões e escavadeiras em uma central de operações distante dos locais. Isso é feito após um escaneamento do terreno e a criação de um plano 3D transmitido aos veículos. A CBM é a única no País a ter mais de 2 milhões de metros cúbicos em produção com esse dispositivo.
Conforme Alícia Figueiró, a empresa também tem trabalhado com a integração de diferentes metodologias da engenharia para construção modular, o que permite fazer a modelagem de todo o projeto de forma virtual. Com esse método construtivo, a CBM consegue encurtar os prazos de entrega, diminuir os riscos de segurança nas obras e provocar menos impacto ambiental com uma menor geração de resíduos. Logo, ganha em produtividade, assertividade e otimização de custos.

Reconhecimento e preparação para os 100 anos
As iniciativas da Construtora Barbosa Mello voltadas para inovação, tecnologia, sustentabilidade, responsabilidade social e recursos humanos vêm sendo notadas pelo mercado, sendo que a empresa foi reconhecida como uma das mais inovadoras do País e uma das melhores para se trabalhar. A vice-presidente destaca que esse reconhecimento externo é importante e traz energia para dar continuidade às ações, pois demonstra que o curso seguido até agora está correto.
Pensando justamente em prosseguir com o que tem dado certo, a companhia lançou o programa Inova CBM 100, cuja essência é preparar a Construtora Barbosa Mello para seus 100 anos de história. Alícia Figueiró explica que o projeto engloba mais de 150 líderes e especialistas, traçando metas e direcionamentos estratégicos em ciclos de três anos, visando um futuro promissor. As atividades incluem, por exemplo, o desenvolvimento e a formação de pessoas.
“Esse programa envolve um desdobramento das nossas diretrizes, pensando em quais mercados que vamos atuar, como fortalecer aqueles em que já atuamos, quais soluções precisamos entregar para continuarmos sendo competitivos, o que precisamos desenvolver de tecnologia e de pessoas e quais são os resultados de sustentabilidade que temos que alcançar para que efetivamente a gente construa esse caminho do futuro de uma forma bem sólida”, revelou.
Ouça a rádio de Minas