Negócios

Cervejaria Capapreta comemora 10 anos de atuação no mercado

A empresa foi criada no sítio da família fundadora com o proposito de explorar o universo das cervejas
Cervejaria Capapreta comemora 10 anos de atuação no mercado
O evento terá open bar com duração de oito horas | Crédito: Larissa Santiago / Capapreta

Criada com o propósito de explorar o universo da cerveja, a cervejaria mineira Capapreta chega na marca dos 10 anos de atuação com uma produção de cerca de 400 mil litros de cerveja por ano, abastecendo bares e operações próprias, além de parceiros estratégicos.

O faturamento da Capapreta é de 10 milhões por ano e a empresa espera dobrar esse valor nos próximos cinco anos.

A empresa, que surgiu no sítio da família fundadora em 2013, já havia alcançado, no ano seguinte, a capacidade produtiva de 1.200 litros mensais.

Já em 2015 foi inaugurada a primeira fábrica da marca, localizada no Jardim Canadá. A sede contribuiu para o aumento da produção, que passou a ser de 9 mil litros por mês.

O sócio diretor e fundador da Capapreta, Lucas Godinho de Souza, lembra que o mercado de cerveja ainda não contava com a mesma variedade de receitas na época da fundação da cervejeira.

“Ainda estávamos muito presos ao que a grande indústria fazia. O trabalho, ao longo dos anos, permitiu uma cultura cervejeira nacional bem mais desenvolvida”, relata.

Nesses dez anos de existência, a cervejaria cresceu exponencialmente e ganhou muito reconhecimento e know-how.

“Aprendemos a oferecer uma experiência completa que vai muito além da qualidade das cervejas. Criamos uma marca muito forte, baseada em nossa identidade e cultura. Tudo isso hoje é refletido em nossas operações, nas cervejas, no ambiente e no cardápio. Temos um negócio escalável, essa bagagem está pronta para ser usada em novos negócios”, diz.

O sócio diretor da empresa também ressalta o fato de que a Capapreta gera todo seu consumo energético por meio de painéis solares que sombreiam os tanques de fermentação.

A cervejaria também possui uma parceria com produtores de lúpulo nacional, possibilitando que até 90% do lúpulo da marca seja produzido em solo brasileiro.

“Com isso reduzimos drasticamente o volume de importações, fomentando a economia e o desenvolvimento agrícola local, garantindo que nossas cervejas fiquem incrivelmente mais frescas pelo uso de insumos do nosso quintal”, comenta.

Na última década, a Capapreta criou cervejas de estilos variados, num total de 19 rótulos, divididos entre as linhas tradicional e sazonal.

Na tradicional temos a Savassi Brew – Brazilian Pale Ale lançada para comemoração dos 10 anos da marca, Session Ipa, Lager, Tropical Blonde, English Pale Ale, Mellon Cole Ipa, Diesel Double Ipa e Euphoria Juice. A linha Sazonal tem Porter Berry, Porter O Plomo, Pina Colada, Tropical Passion, Hazelnut Pale Ale, Bourbon Mocha, Jack ́s Poison, White Summer, Highline Triple, Toasted Coconut e Honey Lager.

A Capapreta, nesses 10 anos de história, já acumulou mais de 30 prêmios, sendo a maioria internacionais. Dentre eles, estão duas conquistas de Melhor English Pale Ale do Mundo em um concurso realizado na Inglaterra.

Bares Capapreta

Atualmente, os estabelecimentos da marca recebem, anualmente, um público de aproximadamente 7 mil pessoas. Além disso, a sócia diretora da Cervejaria Capapreta, Liliana Batista Godinho, revela que a empresa está com pretensões de abrir mais um espaço em Belo Horizonte.

Atualmente, a cervejaria já possui três bares em Belo Horizonte e  Nova Lima. O Tap House Savassi e Tap House Vila da Serra, que são espaços onde os consumidores têm a oportunidade de vivenciar mais de perto a marca e toda sua história. Além da mais recente, a Steakhouse Capapreta, que está localizada no bairro Buritis. Nela, além das cervejas, também são oferecidas diferentes opções de carnes nobres grelhadas.

Comemoração dos 10 anos

Créditos: Larissa Santiago / Capapreta

Para celebrar a primeira década de atuação, a Cervejaria Capapreta realiza, neste sábado (26), um festival open bar no Rooftop do BH Outlet, localizado no bairro Belvedere, em Belo Horizonte. O evento está marcado para começar às 14h e seguir até 22h.

Durante as oito horas de festa haverá shows, open bar de cerveja, vinho e gim, além de um espaço kids e uma gastronomia de qualidade. Quem for ao evento vai poder aproveitar as apresentações das bandas Cianna, Cash, Supernova, Alexandre da Mata e The Black Dogs, Classic e os sets do DJ Cateb.

A Capapreta também convidou algumas cervejarias parceiras que também estarão no Festival como Ouropretana, Verace, Prússia, Krug, Uaimii, Caraça, Lagunitas, Octopus, Albanos e Stadt Jever. A festa vai oferecer também drink Lowka.

Além das cervejarias parceiras, o festival ainda terá a participação do Cineart (pipocas e doces), Classe A (frutos do mar), Cogumelado (vegano), Thiago Pongelupe (paella mineira e churrasco), responsáveis pela gastronomia. O evento também terá um live painting com o artista Gud Assis e Flash tattoo com a Find Tattoo.

Quem estiver interessado em participar poderá adquirir os ingressos via GoFree por R$ 230,00 no primeiro lote. Além do open bar de cerveja, vinho e gim, os ingressos também dão direito a um copo de vidro da Capapreta e um par de ingressos para o 1º dia do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) que acontecerá em setembro deste ano. Crianças até 12 não pagam.

Informações:

10 anos Cervejaria Capapreta – Festa Open Bar
Data:
26 de agosto, sábado
Horário: 14h às 22h
Local: Rooftop BH Outlet – BR-356, 7515 – Belvedere, Belo Horizonte – MG
Atrações: Bandas Cianna, Cash, Supernova, Alexandre da Mata e The Black Dogs, Classic e DJ CATEB
Ingressos: R$230,00 (1º lote)
Vendas: https://eventos.gofree.co/capapreta10anos/
Organização: Play Cultural e Cervejaria Capapreta

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas