Projeto gratuito vai estimular negócios em favelas de BH

Uma pesquisa realizada pelo Data Favela identificou que quase 3% dos lares no Estado estão em comunidades carentes. Conhecidas como vilas e favelas, esse percentual equivale a aproximadamente 598 mil moradores em 372 comunidades. A maioria dessa população, aliás, é de origem negra e com baixa renda e escolaridade, desafia diariamente seu destino ao assumir o papel de empreendedores.
Para contribuir com formas de estruturar e fomentar negócios em vilas e favelas de BH, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), em parceria com a Associação de Moradores e Amigos do Cabana do Pai Tomás (Asmac), o Sistema Ocemg e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), promove a Jornada Empreendedora.
A iniciativa engloba uma série de capacitações gratuitas com o objetivo de estimular a geração de renda e impulsionar o desenvolvimento local nas periferias da Capital. O projeto é responsável por contribuir com a geração de postos de trabalho e geração de renda.
Na prática, a Jornada Empreendedora consiste em seis palestras que serão realizadas até outubro, em duas comunidades de Belo Horizonte. Na Cabana do Pai Tomaz, na região Oeste, as atividades estão sendo realizadas todas as terças-feiras, das 18h às 20h, no Auditório da Igreja São Geraldo. Já no bairro Cenáculo, Vilas São João Batista e Minas Caixa, na região de Venda Nova, os encontros estão sendo promovidos às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, no Centro de Convivência Marcus Matraga. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Quem se interessar em participar da Jornada Empreendedora, receberá informações sobre como se tornar microempreendedores individuais (MEI), e também a respeito dos benefícios da formalização e do cooperativismo.
As estratégias para impulsionar as vendas nas redes sociais, assim como o controle financeiro, fluxo de caixa, precificação de produtos, criação de modelos de negócios e técnicas para melhorar o atendimento e fidelizar clientes, também são passados por especialistas.
Ouça a rádio de Minas