Economia

Projeto da Fundação Dom Cabral visa fortalecer o empreendedorismo popular

O Instituto Macunaíma, no Barreiro é o primeiro a receber o projeto. Até 2025, outros 10 hubs presenciais serão criados em todo o País
Projeto da Fundação Dom Cabral visa fortalecer o empreendedorismo popular
Crédito: Divulgação/FDC

A Fundação Dom Cabral (FDC) lançou o “Espaço Empreendedor Pra>Frente”, uma iniciativa que visa fortalecer o empreendedorismo popular e contribuir para o desenvolvimento comunitário e econômico local. O primeiro Espaço Empreendedor está situado no Instituto Macunaíma, na rua Faisão, 704, no bairro Flávio Marques Lisboa, na região do Barreiro.

A vice-presidente de Educação Social na Fundação Dom Cabral, Ana Carolina Almeida, adianta que o projeto vai adentrar as comunidades anunciando a chegada de novos espaços até o final de 2023.

“Quando falamos em empreendedorismo popular, falamos em milhões de pessoas que o fazem por necessidade, sem muitas vezes entender que estão empreendendo. Por meio da educação social, contudo, conseguimos oferecer um conteúdo gratuito a estas pessoas, auxiliando no desenvolvimento econômico e social do País”, diz.

Por meio de facilitações, capacitações e ações de fomento, a FDC busca criar um ambiente propício ao crescimento dos empreendedores populares.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O “Espaço Empreendedor Pra>Frente” funcionará como um hub regional de atendimento do Movimento Pra>frente, plataforma on-line da FDC que oferece aulas de gestão e empreendedorismo para capacitar micro e nano empreendedores.

A ideia, no entanto, é fornecer conteúdo gratuito e auxiliar no desenvolvimento econômico e social. Até 2025, a Fundação Dom Cabral planeja lançar mais de 10 hubs presenciais em todo o País.

Como será a estrutura do projeto?

Cada Espaço Empreendedor contará com um educador social, selecionado pela comunidade local e capacitado pela Fundação Dom Cabral. Esses profissionais, no entanto, serão responsáveis por acompanhar e facilitar a jornada empreendedora, que envolverá aproximadamente 10 encontros presenciais. Durante essa jornada, serão abordados temas como empreendedorismo, gestão de negócios e construção de planos de ação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas