Andrade Gutierrez comemora 75 anos com aposta em expansão para diferentes mercados
                            A empresa mineira do setor de engenharia, Andrade Gutierrez, está completando 75 anos neste mês e vem investindo em sua ampliação em diferentes mercados. A companhia foi fundada pelos irmãos Gabriel e Roberto Andrade e também por Flávio Gutierrez, no dia 2 de setembro de 1948, em Belo Horizonte.
Durante esses anos de atuação no mercado, a empresa contribuiu com grandes obras nos setores de óleo e gás, infraestrutura e mineração, além de uma expansão significativa para o mercado de energia.
A Andrade Gutierrez já participou da construção de 36 hidroelétricas, como a Usina de Itaipu, e vem diversificando sua atuação na geração de energia e, atualmente, opera em sete projetos da área no Brasil.
Nos últimos cinco anos, os projetos somam mais 6 GW de geração de energia, sendo metade proveniente de fontes renováveis, mais de 2,5 mil km em linhas de transmissão, 12 subestações e 15 milhões m² por dia em processamento de gás natural.
O presidente do Grupo Andrade Gutierrez, Ricardo Sena, disse que a companhia tem deixado um legado para as novas gerações, lançando tendências e mantendo a posição de liderança em inovação no setor de engenharia e construção.
“Com uma história de excelência e reinvenção, buscamos contribuir, cada vez mais, para os projetos de forma eficiente e sustentável, desenvolvendo soluções customizadas para as necessidades dos clientes com um jeito próprio de fazer, que conecta parceiros e aquece o mercado brasileiro de engenharia de alta performance”, destaca.
Dentre os diferentes braços da companhia está o Vetor AG, criado em 2018 e considerado o primeiro programa de inovação aberta de engenharia e construção. A AG busca conectar soluções mais inovadoras do mercado aos desafios encontrados nos canteiros.
O grupo espera lançar seu programa de corporate venture builder (CVB) para incubar startups em estágio inicial. A iniciativa, chamada Vetor AG Ventures, conta com a parceria da FCJ Venture Builder e pretende apoiar cinco construtechs e iniciativas em setores adjacentes, como mineração e óleo e gás nesta primeira edição.
A produtividade observada nos projetos da AG é resultado da aplicação de ferramentas tecnológicas relacionadas à Engenharia 4.0 e BIM (Building Information Modeling). Nesse sentido, a cultura de inovação já faz parte da rotina dos colaboradores, que são incentivados a sempre buscar novas estratégias inovadoras para as entregas.
Marca empregadora
A Andrade Gutierrez também é uma forte marca empregadora, que atrai as gerações mais jovens do mercado. Seu Programa de Estágio tem duração de dois anos e recebe universitários de Belo Horizonte e São Paulo para uma jornada de desenvolvimento completa. No fim do contrato, muitos chegam a ser efetivados, com a oportunidade de seguir um plano de carreira na companhia.
Já o Programa de Trainee seleciona jovens profissionais para uma trilha imersiva nos negócios e operações da empresa. No fim da última edição, todos os participantes tiveram a oportunidade de seguir na empresa para novos cargos e desafios.
Em seus 75 anos, a Andrade Gutierrez vem buscando expandir sua atuação para projetos com execuções cada vez mais inovadoras, de alta performance e à frente do mercado que acompanhem os pilares de Qualidade, Responsabilidade Socioambiental, Segurança do Trabalho e Excelência.
Atualmente, a companhia conta com mais de 9 mil funcionários e possui diversas iniciativas que valorizam e incentivam a contribuição das equipes para os melhores resultados.
Ouça a rádio de Minas