Fapemig divulga errata e atualiza critério de julgamento e seleção

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) publicou um extrato no Diário do Oficial na última quinta (07), contendo uma errata que elimina o item 9.4 correspondente aos critérios da fase de julgamento e seleção na Chamada 005/2023. O item, que frequentemente está presente em chamadas de apoio a projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico ou de inovação, não será utilizado quando se tratar de Chamada de Apoio a Eventos de caráter Técnico-Científico.
A proposição 9.4 previa que “propostas que obtivessem mais de 30% de corte no orçamento recomendado seriam desclassificadas pelo corpo técnico da Fapemig, não considerando a parcela do orçamento referente a Despesas Operacionais e Administrativas (DOA). ”
Segundo Cynthia Mendonça Barbosa, Assessora Técnica de Ciência e Inovação da Fapemig, foi constatado que não seria possível aplicar a regra a propostas no âmbito da Chamada de Organização de Eventos. “Os cortes orçamentários nessa dimensão não inviabilizam, via de regra, a execução e a conclusão, com êxito, desses tipos de projetos, ao contrário de projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico ou de inovação a serem fomentados pela Fapemig”, afirma.
Propostas desclassificadas pela Fapemig serão reavaliadas
Conforme o texto da errata, as propostas que foram inicialmente desclassificadas na primeira rodada da chamada serão agora reexaminadas com base nos argumentos apresentados. A responsabilidade pela reavaliação recai sobre as Câmaras de Avaliação, que poderão revisar essas propostas segundo as novas informações fornecidas.
A segunda entrada da chamada recebe propostas até o dia 2 de outubro.
Ouça a rádio de Minas