Ateliê da Cerâmica atrai pessoas com mostra de objetos com planos desiguais

O Ateliê da Cerâmica ganhou fama nacional com trabalhos que transitam entre a arte e o design
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Ateliê da Cerâmica atrai pessoas com mostra de objetos com planos desiguais
Crédito: Gabriel Castro

O Ateliê da Cerâmica está com a mostra “Planos Desiguais” em exposição e um dos objetos que vem cativando o público é a mesa lateral/banco de Daniel Romeiro, uma experimentação em design de mobiliário artesanal de alta temperatura.

A peça foi inteiramente executada pelo designer, que a criou para apresentá-la como projeto de conclusão do curso de design de produtos na UEMG.

O objetivo deste trabalho foi testar a utilização de superfícies cerâmicas em móveis, como a mesa, tanto em termos funcionais quanto decorativos na casa. O intuito é criar objetos que auxiliem nas atividades cotidianas.

“O exercício do design enquanto elaboração de estéticas aprazíveis a determinado público ou época segue como a prática profissional mais comum, mas acredito que a criatividade e as ideias relevantes nascem necessariamente da imersão em trabalhar as possibilidades, limitações e potencialidades de cada material”, explica Daniel Romeiro.

“Trata-se de uma peça-piloto, porque comunica uma ideia essencial sobre seus mecanismos e aplicabilidade ao mesmo tempo que estimula e inspira desdobramentos. Mas, para além do produto, também entendo que existe nesse trabalho um viés artístico estimulado pela linguagem dos métodos de design associada à linguagem tradicional da cerâmica”, finaliza.

O ateliê

O Ateliê de Cerâmica, de Flávia Soares, Luiza Soares e Daniel Romeiro, ganhou fama nacional com trabalhos que transitam entre a arte e o design, intencionalmente borrando o limite entre os dois. “Antes de uma marca de cerâmica artesanal, somos um estúdio de design“, ressalta Flávia Soares. “Somos um coletivo criativo que tem a cerâmica como linguagem essencial. Encontramos nesse material – e nos processos que envolvem a sua fabricação – um campo fértil para explorarmos talentos individuais que se complementam em um projeto compartilhado”, completa.

Sobre o autor

Giulia Simmons

Produtora multimídia do Diário do Comércio desde 2024. Graduada em jornalismo pelo Centro Universitário UNA.


Publicidade Legal

Impresso

Ver outras datas

Digital

Ver outras datas
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas

Acessos importantes

Especial
Aos 94 anos, Diário do Comércio revisita as campanhas que ajudaram a moldar Minas