Desafios ambientais globais são analisados em mapeamento do ICC Brasil

Os desafios cada vez mais urgentes relacionados às mudanças climáticas têm exigido uma transformação significativa do comércio global, que passa pela crescente implementação de regulamentações ambientais em todo o mundo.
Diante desse cenário, o Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil) lançou neste mês de setembro o Mapeamento das Medidas de Proteção ao Meio Ambiente.
O material pioneiro, reúne as principais medidas unilaterais de proteção ao meio ambiente que vêm sendo implementadas pelos países criadores de tendências internacionais e importantes parceiros comerciais do Brasil.
Entre os países mapeados estão China, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e União Europeia.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O levantamento se concentrou nas políticas mapeadas em três eixos – carbono, desmatamento e governança na cadeia produtiva.
Assim, é possível ter uma visão abrangente das políticas adotadas pelos países e compreender as complexas regulamentações ambientais em vigor ou em vias de aplicação, com eventuais impactos para o comércio internacional.
Esta é a primeira fase da iniciativa da Comissão de Políticas de Comércio e Investimentos da ICC Brasil, que tem como objetivo auxiliar na preparação do setor privado brasileiro aos potenciais riscos e oportunidades dessas medidas internacionais.
A ICC Brasil tem contribuído com o debate sobre o equilíbrio sustentável entre o comércio internacional e a proteção ambiental.
Dessa forma, o comitê busca estratégias para incentivar a cooperação entre os diferentes interesses de governos, empresas e sociedade civil, e, ao mesmo tempo, mitigar a crise climática atual e trilhar um futuro mais próspero e ecologicamente responsável.
A divulgação do mapeamento é um passo importante nessa busca por soluções conjuntas pelas vias do comércio internacional, aos desafios ambientais globais.
Ouça a rádio de Minas