Comércio em MG está conservador para o Dia das Crianças, mas expectativa com tíquete médio cresce

Pesquisa sobre a expectativa de vendas para o Dia das Crianças, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com empresas do comércio varejista, mostra um aumento no número de empresários que esperam vendas iguais às do ano passado.
Eram 5,9% em 2022 e, neste ano, são 14%. Entre os que esperam vendas melhores, o percentual ficou no mesmo patamar: 27,5% em 2023 contra 29,3% em 2022. Apenas 13,8% acreditam que as vendas serão piores.
Mas se por um lado os empresários estão conservadores no número de vendas, o otimismo aparece no valor médio gasto pelo cliente. A expectativa é de que ticket médio do consumidor seja de R$ 127,35, valor 19% superior ao do ano passado, estimado em R$ 106,61.
Segundo o economista da Fecomércio MG Gilson Machado, a melhora do ambiente econômico teve papel significativo na expectativa de vendas para o Dia das Crianças. “Vários indicadores econômicos positivos, como a inflação dentro da meta, a desaceleração da taxa básica de juros, o aumento do nível de emprego e a melhora do poder de compra das famílias, têm contribuído para essa perspectiva otimista. Isso se reflete em uma parcela de 41,5% dos empresários que acreditam que as vendas serão iguais ou melhores do que no último ano”, comenta. No ano passado, o mesmo percentual estava em 35,2%.
A pesquisa mostra que o valor afetivo do Dia das Crianças ainda é o principal fator para impulsionar as vendas, apontado por 42,7% das empresas que esperam vendas melhores. O otimismo (28,2%) e a percepção de comércio aquecido (27,3%) vêm em seguida.
O economista explica que o segundo semestre reserva datas comemorativas mais impactantes para o setor varejista do que a primeira metade do ano. Em um contexto econômico favorável, essas datas contribuem para que a tendência no restante do ano seja de mais vendas em relação ao ano anterior.
“Com a melhora dos indicadores macroeconômicos e a implementação de medidas para reinserir as pessoas no mercado de crédito, com o Programa Desenrola, somado a injeção de recursos, como o pagamento do 13º salário, as perspectivas são de que as vendas para os últimos três meses do ano sejam melhores em relação ao ano anterior”, disse.
Ainda segundo o levantamento, 86,4% dos empresários acreditam que o consumidor deixará para realizar as compras na semana do Dia das Crianças. Entre as ações adotadas para alavancar as vendas, promoções/liquidações é a principal, citada por 40% das empresas.
A pesquisa sobre a expectativa de vendas para o Dia das Crianças foi realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com 407 empresas, sendo pelo menos 39 em cada região de planejamento (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha, Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo). A amostra tem margem de erro de 5% e um intervalo de confiança de 95%.
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