Energia solar: Minas Gerais bate recorde de produção em agosto

A produção de energia solar em Minas Gerais fechou o mês de agosto em 895 megawatts médios. Esse é o maior volume gerado na história do Estado. De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Minas possui aproximadamente 90 fazendas solares que forneceram 3,6 vezes mais eletricidade para o Sistema Interligado Nacional (SIN) no último mês do que no mesmo período do ano passado.
Esse volume é o equivalente a 35% de toda a energia solar fotovoltaica gerada no Brasil em agosto deste ano. Dessa forma, Minas Gerais reforça seus status como um dos maiores produtores de energia limpa do País, atraindo cada vez mais investidores.
O cenário atual coloca o Estado em uma posição muito estratégica para ajudar o Brasil a desenvolver ainda mais o segmento solar e avançar na transição energética.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A CCEE destaca que, somente em 2023, 16 novas fazendas solares entraram em operação comercial em Minas e incrementaram mais de 640 megawatts de potência na rede.
Uma delas, considerada o maior complexo de energia solar do Brasil, foi o empreendimento da companhia canadense Elera Renováveis. O início das atividades ocorreu em julho deste ano, no município de Janaúba, na Região Norte do Estado.
Ouça a rádio de Minas