Legislação

Carnaval de BH terá novo edital para captar patrocínios

Documento foi elaborado após a primeira tentativa de atração de empresas interessadas não obter sucesso devido à falta de propostas
Carnaval de BH terá novo edital para captar patrocínios
Bartucada, uma das atrações do Carnaval de Belo Horizonte, atraiu milhares de foliões às ruas da Capital; Edital contempla estrturar festa | Crédito: Bartucada/Reprodução Facebook

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou, nesta terça-feira (24), o lançamento do novo edital de patrocínio para o Carnaval de 2024. O documento foi elaborado após a primeira tentativa de captação de empresas interessadas não obter sucesso devido à falta de propostas. Para o novo chamamento público, as empresas poderão entregar um único envelope contendo a documentação e a proposta à Belotur, organizadora da festa.

Para participar, o edital prevê acesso às pessoas jurídicas de direito público ou privado, tanto de forma direta quanto como “agência de captação”. O agente captador receberá uma taxa de remuneração equivalente a 10% do total obtido.

No regulamento, são propostas 15 cotas de investimento financeiro em cinco chancelas de patrocínio. A chancela de “Apresentação”, por exemplo, oferece uma cota com valor mínimo de R$ 10 milhões, com a possibilidade de publicidade de até três marcas.

A chancela de “Patrocínio Master” conta com duas cotas disponíveis, no valor mínimo de R$ 4 milhões cada. Já a chancela de “Patrocínio” possui quatro cotas disponíveis, no valor mínimo de R$ 2 milhões cada. Além disso, há ainda a chancela de “Apoio”, em que constam quatro cotas disponíveis, cujo valor mínimo é de R$ 1 milhão cada e, por último, a chancela de “Colaboração”, com quatro cotas disponíveis, no valor mínimo de R$ 500 mil cada.

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Entenda, a seguir, mais detalhes sobre as chancelas

Uma das vantagens oferecidas pela ativação da marca na chancela “Apresenta” é a possibilidade de exclusividade comercial em relação a empresas concorrentes do mesmo segmento, além da permissão para utilizar cores similares às da marca na identidade visual do evento, fortalecendo assim o vínculo entre a folia e o patrocinador.

Outras contrapartidas incluem a oportunidade de realizar ações de publicidade em espaços públicos da cidade em determinados dias, de acordo com cada cota de patrocínio, e a organização de um evento voltado para negócios e aproximação entre os patrocinadores e os Blocos de Rua, buscando estreitar o relacionamento entre as marcas e os atores culturais do Carnaval de Belo Horizonte. Detalhes sobre as contrapartidas de cada chancela podem ser encontrados no Portal da Prefeitura.

Envio e abertura de propostas para a folia

As propostas precisam ser endereçadas à sede da Belotur, localizada na rua Espírito Santo, 527, no Hipercentro da capital mineira, até o dia 9 de novembro. Já o horário de funcionamento é das 10h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Quanto ao regulamento completo com as condições de participação, as informações completas podem ser encontradas no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo a PBH, a sessão para credenciamento e abertura dos envelopes dos interessados está marcada para o dia 10 de novembro, às 10h, também na sede da Belotur.

A título de informação, no ano de 2022, a folia de BH contou com o patrocínio das instituições Fecomércio-MG e Sesc, além do apoio dos Supermercados BH. Já na edição anterior à pandemia de Covid-19, ou seja, em 2020, o evento teve como patrocinadores as empresas Skol, Uber e RedBull.

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