Negócios

Monte Bravo Investimentos celebra resultados da parceria com BHS

A gestão da segurança da informação é fundamental para as instituições financeiras garantirem o cumprimento das normativas estabelecidas por órgão reguladores
Monte Bravo Investimentos celebra resultados da parceria com BHS
Fatores como segurança e conformidade são fundamentais para empresas do setor financeiro | Crédito: Adobe Stock

A decisão da corretora Monte Bravo Investimentos de contratar os serviços de TI do grupo BHS tem melhorado seu atendimento, a segurança de dados e proporcionando menor tempo de resposta para seus colaboradores. A empresa tem observado forte crescimento nos trabalhos e atividades desenvolvidas após a autorização do Banco Central (BC) para se tornar uma corretora.

Com o crescimento das atividades, a necessidade por esse tipo de serviço também aumentou. Porém, as antigas fornecedoras da corretora não eram mais capazes de atender a essa demanda crescente. Isso fez com que a Monte Bravo optasse por centralizar as demandas em um só fornecedor, a BHS.

Fatores como segurança e conformidade são fundamentais para empresas do setor financeiro, principalmente devido à natureza sensível e complexa de suas operações. No caso da Monte Bravo, a corretora conta com aproximadamente R$ 32 bilhões sob gestão e pretende alcançar a marca de R$ 100 bilhões até 2025.

Portanto, o perfil mais adequado de parceiro para fornecer os serviços de TI é uma empresa de confiança e referência no mercado. Daí surgiu a ideia de contratar a BHS. Sua equipe de especialistas realizou uma revisão geral do ambiente, mapeando as práticas já adotadas, os mecanismos que necessitavam de aprimoramento de segurança para mitigar riscos e acelerar a eficiência.

O head de tecnologia da informação na Monte Bravo, Gustavo Moraes Rodrigues, destacou os benefícios dessa parceria para a companhia. “Essa parceria é uma oportunidade de ter uma empresa que tem trazido melhorias para o nosso ambiente de trabalho com novas funcionalidades e expertise para o nosso negócio”, revelou.

Atividades da BHS na Monte Bravo

Dentre as principais atividades realizadas pela BHS na Monte Bravo está o gerenciamento do Microsoft 365, Microsoft Intune, DLP e Políticas e Estratégias de Segurança da Informação e Compliance para atender regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O ambiente digital da corretora é monitorado diariamente para garantir a segurança cibernética, evitando ataques de hackers e vazamento de informações.

Além disso, foram implementados soluções de DLP e AIP para prevenção contra perda e vazamento de dados, Microsoft Intune na gestão e padronização de endpoints, classificação e proteção de informação, políticas de litígio e logs para assegurar a preservação das informações, bem como manter a capacidade de monitoramento e auditoria no ambiente.

Esses trabalhos visam aumentar a maturidade da segurança da informação, que era uma das maiores necessidades da empresa, tendo em vista que a transição para uma corretora independente requer a evolução da conformidade dos processos com as exigências regulatórias.

A gestão da segurança da informação é fundamental para as instituições financeiras garantirem o cumprimento das normativas estabelecidas pelo Bacen, CVM, LGPD, Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Programa de Qualificação Operacional da B3 (B3/PQO).

“É um processo contínuo. Nossa área de TI está em evolução com mais segurança e maturidade dos serviços. A parceria com a BHS trouxe ganho de tempo dos processos, agilidade no atendimento dos nossos clientes internos e novos conhecimentos. Foi um diferencial em relação ao que tínhamos antes”, acrescentou o profissional da Tecnologia da Informação, Gilmar Maciel.

No aprimoramento da conformidade, a empresa contou com o serviço de consultoria de Governança, Riscos e Compliance (GRC) da Nowcy, para realização do Risk Assessment baseado nos frameworks de referência do setor, como NIST, Cyber Security Framework, bem como a ISO 27001: 2022, um padrão reconhecido globalmente para Sistemas de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), potencializando assim o conhecimento da empresa acerca da maturidade de como lidar com a proteção e privacidade dos clientes e colaboradores.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas