Economia

Zema fecha acordo com a Huawei para treinar professores do Estado

Iniciativa para capacitar os profissionais deve ter investimento de aproximadamente R$ 50 milhões
Zema fecha acordo com a Huawei para treinar professores do Estado
Durante visita à China, foram discutidas possibilidades de ampliação para outras áreas, como saúde e segurança | Crédito: Governo de Minas/Divulgação

O governo estadual e a chinesa Huawei fecharam um acordo para o treinamento de aproximadamente 70 mil professores em Minas Gerais. A parceria foi anunciada durante viagem do governador Romeu Zema (Novo) à China.

Os profissionais serão treinados em Tecnologia da Informação e Comunicação, visando levar esse conhecimento para a sala de aula. Estima-se que a iniciativa vai impactar 1,3 milhão de alunos.

Segundo o Governo de Minas, a Huawei ICT Academy vai ultrapassar os muros da universidade para capacitar professores de ensino médio, contribuindo para a inclusão digital da população estudantil. A empresa também está aberta a discutir futuras colaborações nas áreas de saúde, segurança e transformação de energia. Somente para a parceria é previsto um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões no Estado.

Essa iniciativa deve preparar os jovens mineiros para a revolução digital em andamento, proporcionando-lhes maior capacitação para as novas oportunidades no mercado de trabalho que surgem com essa grande transformação. Além disso, durante o encontro, foram apresentadas ações do programa Wi-fi nas Escolas, que está sendo implementado em parceria com a Huawei, visando fornecer conexão de alta qualidade a 2.197 estabelecimentos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A parceria entre o Estado e a Huawei não se limita à educação: foram discutidas possibilidades de ampliação para outras áreas, como saúde e segurança. Novas soluções tecnológicas também serão implementadas nos próximos anos, com destaque para o avanço da tecnologia 5.5G. Essas ações, no entanto, refletem o compromisso do governo em utilizar a melhoria da tecnologia para impulsionar os serviços públicos em Minas Gerais.

Estado afirma que escolas públicas terão mais conectividade

A ação conjunta de conectividade nas escolas e formação dos professores permitirá um melhor acompanhamento das atividades e do desempenho dos alunos pela Secretaria de Estado de Educação. Isso resultará em uma maior padronização da qualidade da educação oferecida aos estudantes mineiros. A implementação do wi-fi de alta tecnologia em todas as 2.197 escolas até junho de 2024 abrirá portas para a ampliação do uso da tecnologia nas escolas, incluindo a possível adoção de telas digitais interativas, que facilitarão o armazenamento de informações e o acesso aos conteúdos ministrados.

A Huawei está presente no Estado desde 2001, com escritórios em Belo Horizonte e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A empresa também está presente em um Centro de Logística e Distribuição em Extrema, no Sul de Minas. Há ainda uma parceria vigente desde 2004 com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. O Governo de Minas Gerais e a Huawei estão explorando a possibilidade de expandir essa cooperação para outras áreas, incluindo intercâmbios de especialistas em soluções.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas